Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Hal Evans / University of Cambridge

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park.

John e Val Campbell encontraram um esconderijo cheio de objetos, como cigarros, fósforos e passes de bordel, na sua casa em Guernsey. Segundo o jornal britânico The Times, deveriam pertencer ao soldado nazi Ernst Buchtela, que terá estado alojado naquele local na década de 1940.

Entre estes objetos estava um papel mordido por um rato coberto por código. Para decifrá-lo, procuraram a sua vizinha, Marj Dodsworth, que tem agora 95 anos e que foi decifradora de códigos em Bletchley Park, onde se localizava a unidade de codificadores do Serviço Secreto Britânico – também conhecida como MI6.

A pedido do casal, Dodsworth, que manteve o seu papel em segredo durante 70 anos, examinou o código – o primeiro que viu desde a II Guerra Mundial.

“Quando vi pela primeira vez, pensei que não havia como [o decifrar] sem uma máquina”, disse. “Não há hipótese de eu conseguir fazer isto.”

Dodsworth inscreveu-se no Serviço Naval Real Feminino em 1943, aos 18 anos, passou seis semanas em treino e foi instruída a assinar a Lei de Segredos Oficiais. Foi enviada para Eastcote, um posto avançado de Bletchley Park.

“Havia 800 de nós onde estava, mas mais três ou quatro estações externas”, disse Dodsworth. ‘‘O que fazemos era passado para Bletchley. ”

Segundo contou ao jornal, tambores marcados com o alfabeto giravam em velocidades variadas para quebrar códigos. Quando a rotação parava, as letras poderiam ser a chave para um código. Depois, ligavam a máquina para gerar um conjunto de letras, que seriam ligadas a uma segunda máquina. O pessoal da Força Aérea verificava o código produzido, que, muitas vezes, estava errado por causa de falhas mecânicas ou fios cruzados.

“Fios minúsculos atrás da bateria enrolavam-se com toda a rotação e tínhamos de endireitá-los com uma pinça”, disse Dodsworth. “Quando fui para casa, os meus pais ficaram preocupados e perguntaram-me porque é que as minhas mãos estavam cortadas, mas não podia dizer-lhes.”

Depois do Dia da Vitória na Europa, a mulher continuou a trabalhar nas mensagens do Japão antes de se tornar secretária jurídica e mãe de quatro filhos. 

Os seus pais morreram sem nunca saber qual foi o seu papel na II Guerra Mundial. Já o seu marido, que também estava na Marinha, descobriu apenas alguns anos antes de morrer.

Procura-se uma máquina Enigma

Campbell, um engenheiro estrutural reformado, encontrou os objetos pela primeira vez em 1985, 15 anos depois de se mudar. Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, afirmou que “se sente um pouco culpado” por não ter investigado o código mais cedo.

O britânico tem agora esperança de que possa ser fornecida uma máquina Enigma para permitir que Dodsworth ou outro decifrador de códigos revele o seu verdadeiro significado.

“Sabia que era uma folha codificada e devia saber que era suficientemente importante para a proteger, porque a embrulhei num pedaço do jornal daquele dia. Mas suponho que não tinha nenhuma esperança de que isso fosse desvendado naquela época, porque as coisas não estavam tão avançadas como em 2021″, contou o homem.

“Estou a começar a sentir-me um pouco culpado, mas talvez seja melhor porque temos potencial para lidar com isso agora. Se alguém puder traduzi-lo, esra é uma informação valiosa e vai resolver o enigma de se tem ou não algum significado”, apelou.

Estima-se que existam 318 máquinas Enigma hoje, 284 das quais estavam em uso durante ou antes da II Guerra Mundial, de acordo com a Carnegie Mellon University.

Uma dessas máquinas – fabricada em Berlim em 1935 para uso alemão – está a ser vendida por um colecionador particular por 180mil libras numa casa de leilões de New Hampshire.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …com tantos simuladores operacionais das várias versões, online e offline, a maioria gratuitos, para que quer ela uma máquina original é que me parece o maior mistério…

RESPONDER

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …