“A fechar para sempre”. Reveladas as últimas mensagens dos nazis antes de a Alemanha se render

(dr) Bletchley Park Estate

As últimas mensagens nazis decodificadas pelo Serviço Especial de Inteligência da Grã-Bretanha foram reveladas como uma homenagem ao 75.º aniversário do Dia da Vitória no Dia da Europa.

De acordo com a emissora britânica BBC, quando as tropas aliadas se aproximaram, em 7 de maio de 1945, uma rede de rádio militar nazi enviou a sua última mensagem antes do final da guerra. No dia seguinte, os Aliados declararam vitória contra os alemães rendidos.

Essa mensagem estava entre as últimas correspondências de guerra trocadas entre os postos militares nazis no final da 2.ª Guerra Mundial, muitas das quais foram intercetadas com sucesso pela inteligência britânica.

Durante a 2.ª Guerra Mundial, a unidade de codificadores do Serviço Secreto Britânico – também conhecida como MI6 – estava sediada em Bletchley Park. Lá, oficiais britânicos trabalhavam dia e noite a intercetar, recolher e traduzir mensagens trocadas pelos nazis.

Os decifradores de código de Bletchley decifraram com sucesso o famoso código nazi Enigma, uma façanha que impediu inúmeras outras mortes durante a guerra.

Em 1944, a rede de rádio militar alemã, com o nome de código BROWN, tinha ligações que se transferiam por toda a Europa, enviando relatórios militares sobre o desenvolvimento de armas experimentais.

Entre as últimas mensagens enviadas pela rede nazi estavam as mensagens do tenente Kunkel quando desligou a sua estação em Cuxhaven, na costa alemã do Mar do Norte.

“As tropas britânicas entraram em Cuxhaven às 14h de 6 de maio. A partir de agora todo o tráfego de rádio cessará, desejando-lhe tudo de melhor”, dizia a mensagem, que foi imediatamente seguida por outra: “A Fechar para sempre – tudo de bom – adeus”.

Government Communications Headquarters (GCHQ)

Essa mensagem enviada às aproximadamente 7h35 da manhã foi a última codificação nazi intercetada pelos britânicos antes da rendição da Alemanha. Outra mensagem nazi que foi intercetada anteriormente retransmitia uma troca entre estações em relação à busca de cigarros extra.

Na primavera de 1945, quase nove mil pessoas trabalhavam no Bletchley Park, a grande maioria delas mulheres. O Bletchley Park continuou as suas operações muito depois do final da guerra para monitorizar possíveis ressurgimentos nazis e decodificar os códigos militares japoneses.

Helen Andrews, que começou o seu trabalho com a inteligência britânica aos 17 anos, ainda se lembra da atmosfera de comemoração durante o Dia do Vitória. “Um indivíduo entrou na sala onde estávamos a trabalha e disse: ‘Está tudo acabado. Renderam-se”, recordou, citada pela BBC.

Seguiram-se as celebrações pela vitória. Andrews, juntamente com outros colegas de trabalho, viajou até Londres. Segundo o All That’s Interesting, as pessoas nas ruas estavam alegres, cantavam, bebiam e saltavan nas fontes. Andrews voltou ao trabalho em Bletchley Park no dia seguinte.

Government Communications Headquarters (GCHQ)

“Estas transcrições dão uma pequena visão das pessoas reais por trás das máquinas da guerra”, disse Tony Comer, historiador da Sede das Comunicações do Governo (GCHQ), a organização de inteligência que sucedeu a Bletchley Park. “Enquanto a maior parte do Reino Unido se estava a preparar para comemorar o fim da guerra, e o último comunicador militar alemão se rendeu, a equipa de Bletchley continuou a trabalhar para ajudar a manter o país seguro”.

Outrora uma das bases de inteligência mais secretas do mundo, Bletchley Park agora serve como um museu público que abriga uma riqueza de artefactos históricos da guerra. O último dos códigos nazis intercetados pela inteligência britânica está a ser digitalizado e será disponibilizado ao público em breve.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …