//

Vestido de casamento da princesa Diana é exibido ao público pela primeira vez

Se fosse viva, a princesa Diana estaria prestes a completar 60 anos. Para celebrar a data, o seu vestido de noiva está a ser exibido no Palácio de Kensington pela primeira vez em décadas.

O famoso vestido de marfim foi usado pela princesa no dia do seu casamento com o herdeiro do trono, o príncipe Charles, em julho de 1981, durante uma cerimónia na Catedral de São Paulo. O evento foi observado por cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo.

Com a permissão dos seus dois filhos, o príncipe William e Harry, o vestido pode ser visto de perto pelos visitantes como parte de uma exposição temporária intitulada “Estilo real em construção”. A exposição será exibida até o início do próximo ano e pretende destacar alguns dos designs de moda mais memoráveis ​​da história real britânica.

A pedido da princesa, o vestido foi desenhado por David e Elizabeth Emanuel, e nele foram incorporados laços, rendas, um corpete justo e quadrados de renda antiga que outrora pertenceram à Rainha Maria.

Em declarações ao programa de televisão “Good Morning Britain” na quinta-feira, Elizabeth Emanuel descreveu o design como “muito anos 80”, admitindo que o processo de fazer “o vestido definitivo da princesa” foi “stressante”.

Enquanto alguns consideram o vestido requintado, outros acham difícil esquecer o quão “amarrotado” a criação parecia quando a princesa saiu da carruagem que a transportou até à Catedral de São Paulo.

O momento, recorda o The Washington Post, surpreendeu muitos telespectadores que assistiam ao casamento em direto – incluindo os designers que desde então têm dito à imprensa britânica que ficaram “horrorizados” quando viram como o vestido tinha se tornado enrugado durante o percurso até à catedral.

“Na verdade, me senti tonto”, lembrou Emanuel, acrescentando que um ensaio geral havia ocorrido antes do grande dia, mas que um material diferente e menos delicado havia sido usado.

Para além da exibição do vestido, os 60 anos da “princesa do povo” vão ainda ser assinalados com uma estátua encomendada pelos seus filhos que será inaugurada no Palácio de Kensington a 1 de julho.

A imprensa internacional indica que nesta altura os príncipes deverão reunir-se para recordar a mãe, apesar de o último ano ter atribulado as relações entre os dois irmãos.

De recordar que durante uma entrevista de duas horas com Oprah Winfrey, Harry e Meghan Markle surpreenderam os espectadores com inúmeras alegações sobre as suas vidas como membros da realeza, o que acabou por criar uma barreira entre os duques de Sussex e a restante família.

Os príncipes não são vistos juntos em público desde o funeral, em abril, do seu avô, o príncipe Filipe, marido da rainha Elizabeth II.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.