Em véspera de feriado, não se pode circular entre concelhos e o comércio fecha às 15h

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Rua de Santa Catarina, no Porto.

Se em outros anos, por esta altura, os portugueses já começavam a fazer compras de Natal, esta véspera de feriado fica marcada pelas restrições impostas por causa da covid-19. Em dia de “ponte” para muitos portugueses a regra é ficar em casa e não circular entre concelhos.

Em outros anos, esta segunda-feira podia significar um fim de semana prolongado, dedicado a fazer compras de natal. Mas, a “ponte”, que foi concedida aos funcionários públicos, deverá ser usada para estar em casa.

Por decreto governamental é concedida tolerância de ponto à Função Pública nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.



Também as atividades letivas e não letivas são suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos de todos os graus de ensino. A regra aplica-se esta segunda-feira e na próxima (dia 7 de dezembro).

Estas medidas mais restritivas apresentam-se nos 127 concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado de infeção por covid-19, para os quais foi decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas de sábado (28 de novembro) e as 5 horas da madrugada de quarta-feira (2 de dezembro).

As regras repetem-se na semana seguinte, de 5 a 9 de dezembro.

Esta segunda-feira, dia 30 de novembro os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre as 8 e as 15 horas. Aos fins de semana e feriados (1 e 8 de dezembro) os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 8 e as 13 horas.

São consideradas exceções os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Os restaurantes podem permanecer em funcionamento após o horário estabelecido para o encerramento “desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio ou para a disponibilização dos bens à porta do estabelecimento ou ao postigo.

Os postos de abastecimento de combustíveis podem também funcionar “exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos”.

Em todo o país, é proibido circular entre concelhos, entre as 23 horas do dia 27 de novembro e as 5 horas da madrugada de 2 de dezembro. A dose repete-se no próximo fim de semana, nos mesmos e exatos termos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava que me explicassem uma coisa: se foi “decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas de sábado (28 de Novembro) e as 5 horas da madrugada de quarta-feira (2 de Dezembro).”, como é que o comércio encerra hoje às 15:00 horas (Em véspera de feriado, não se pode circular entre concelhos e o comércio fecha às 15h)?

  2. E muito simples: trata-se da coerência politica. Já ouviu falar dessa realidade?!
    É com a Sra Ministra dizer uma coisa, depois o Sra secretário de estado o contrário e o Sr primeiro algo assim-assim. Não há dúvida que são perfeitamente coerentes. Nomeadamente em separado.
    Por isso, haveríamos de ter vacinas contra a gripe para todos, fosse nas farmácias, fosse nos centros de saúde.
    Depois foi possível confirmar isso mesmo; ou antes pelo contrário, que não era a sério…!
    Estamos entregues à bicharada: aquela que se orienta, dia após dia, à nossa custa e que morreria antes de admitir a sua própria incompetência!
    Esperem só para quando chegar a vacina do Covid: vai haver para todos, a começar pelos do fim da lista!
    Porque neste país à beira mar plantado, os últimos serão sempre os primeiros…!
    Ah! Ganda Costa! Chega-lhe!

RESPONDER

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …