Em véspera de feriado, não se pode circular entre concelhos e o comércio fecha às 15h

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Rua de Santa Catarina, no Porto.

Se em outros anos, por esta altura, os portugueses já começavam a fazer compras de Natal, esta véspera de feriado fica marcada pelas restrições impostas por causa da covid-19. Em dia de “ponte” para muitos portugueses a regra é ficar em casa e não circular entre concelhos.

Em outros anos, esta segunda-feira podia significar um fim de semana prolongado, dedicado a fazer compras de natal. Mas, a “ponte”, que foi concedida aos funcionários públicos, deverá ser usada para estar em casa.

Por decreto governamental é concedida tolerância de ponto à Função Pública nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Também as atividades letivas e não letivas são suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos de todos os graus de ensino. A regra aplica-se esta segunda-feira e na próxima (dia 7 de dezembro).

Estas medidas mais restritivas apresentam-se nos 127 concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado de infeção por covid-19, para os quais foi decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas de sábado (28 de novembro) e as 5 horas da madrugada de quarta-feira (2 de dezembro).

As regras repetem-se na semana seguinte, de 5 a 9 de dezembro.

Esta segunda-feira, dia 30 de novembro os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre as 8 e as 15 horas. Aos fins de semana e feriados (1 e 8 de dezembro) os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 8 e as 13 horas.

São consideradas exceções os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Os restaurantes podem permanecer em funcionamento após o horário estabelecido para o encerramento “desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio ou para a disponibilização dos bens à porta do estabelecimento ou ao postigo.

Os postos de abastecimento de combustíveis podem também funcionar “exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos”.

Em todo o país, é proibido circular entre concelhos, entre as 23 horas do dia 27 de novembro e as 5 horas da madrugada de 2 de dezembro. A dose repete-se no próximo fim de semana, nos mesmos e exatos termos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava que me explicassem uma coisa: se foi “decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas de sábado (28 de Novembro) e as 5 horas da madrugada de quarta-feira (2 de Dezembro).”, como é que o comércio encerra hoje às 15:00 horas (Em véspera de feriado, não se pode circular entre concelhos e o comércio fecha às 15h)?

  2. E muito simples: trata-se da coerência politica. Já ouviu falar dessa realidade?!
    É com a Sra Ministra dizer uma coisa, depois o Sra secretário de estado o contrário e o Sr primeiro algo assim-assim. Não há dúvida que são perfeitamente coerentes. Nomeadamente em separado.
    Por isso, haveríamos de ter vacinas contra a gripe para todos, fosse nas farmácias, fosse nos centros de saúde.
    Depois foi possível confirmar isso mesmo; ou antes pelo contrário, que não era a sério…!
    Estamos entregues à bicharada: aquela que se orienta, dia após dia, à nossa custa e que morreria antes de admitir a sua própria incompetência!
    Esperem só para quando chegar a vacina do Covid: vai haver para todos, a começar pelos do fim da lista!
    Porque neste país à beira mar plantado, os últimos serão sempre os primeiros…!
    Ah! Ganda Costa! Chega-lhe!

RESPONDER

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …