Em véspera de feriado, não se pode circular entre concelhos e o comércio fecha às 15h

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Rua de Santa Catarina, no Porto.

Se em outros anos, por esta altura, os portugueses já começavam a fazer compras de Natal, esta véspera de feriado fica marcada pelas restrições impostas por causa da covid-19. Em dia de “ponte” para muitos portugueses a regra é ficar em casa e não circular entre concelhos.

Em outros anos, esta segunda-feira podia significar um fim de semana prolongado, dedicado a fazer compras de natal. Mas, a “ponte”, que foi concedida aos funcionários públicos, deverá ser usada para estar em casa.

Por decreto governamental é concedida tolerância de ponto à Função Pública nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.



Também as atividades letivas e não letivas são suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos de todos os graus de ensino. A regra aplica-se esta segunda-feira e na próxima (dia 7 de dezembro).

Estas medidas mais restritivas apresentam-se nos 127 concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado de infeção por covid-19, para os quais foi decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas de sábado (28 de novembro) e as 5 horas da madrugada de quarta-feira (2 de dezembro).

As regras repetem-se na semana seguinte, de 5 a 9 de dezembro.

Esta segunda-feira, dia 30 de novembro os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre as 8 e as 15 horas. Aos fins de semana e feriados (1 e 8 de dezembro) os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 8 e as 13 horas.

São consideradas exceções os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Os restaurantes podem permanecer em funcionamento após o horário estabelecido para o encerramento “desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio ou para a disponibilização dos bens à porta do estabelecimento ou ao postigo.

Os postos de abastecimento de combustíveis podem também funcionar “exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos”.

Em todo o país, é proibido circular entre concelhos, entre as 23 horas do dia 27 de novembro e as 5 horas da madrugada de 2 de dezembro. A dose repete-se no próximo fim de semana, nos mesmos e exatos termos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava que me explicassem uma coisa: se foi “decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas de sábado (28 de Novembro) e as 5 horas da madrugada de quarta-feira (2 de Dezembro).”, como é que o comércio encerra hoje às 15:00 horas (Em véspera de feriado, não se pode circular entre concelhos e o comércio fecha às 15h)?

  2. E muito simples: trata-se da coerência politica. Já ouviu falar dessa realidade?!
    É com a Sra Ministra dizer uma coisa, depois o Sra secretário de estado o contrário e o Sr primeiro algo assim-assim. Não há dúvida que são perfeitamente coerentes. Nomeadamente em separado.
    Por isso, haveríamos de ter vacinas contra a gripe para todos, fosse nas farmácias, fosse nos centros de saúde.
    Depois foi possível confirmar isso mesmo; ou antes pelo contrário, que não era a sério…!
    Estamos entregues à bicharada: aquela que se orienta, dia após dia, à nossa custa e que morreria antes de admitir a sua própria incompetência!
    Esperem só para quando chegar a vacina do Covid: vai haver para todos, a começar pelos do fim da lista!
    Porque neste país à beira mar plantado, os últimos serão sempre os primeiros…!
    Ah! Ganda Costa! Chega-lhe!

RESPONDER

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …