Depois das vespas asiáticas gigantes, EUA estão a ser invadidos por sapos venenosos

Depois das vespas asiáticas gigantes, os Estados Unidos estão a ser invadidos por sapos invasores venenosos. À medida que o sul da Flórida entra na estação chuvosa, também conhecida como estação de furacões, o sapo-boi prospera.

O sapo-boi é nativo da América do Sul, América Central e partes do sul do Texas. Os humanos são os culpados pela presença da espécie na Florida. Em 1936, as pessoas trouxeram cerca de 200 deles, na tentativa de impedir que os insetos danificassem os campos de cana-de-açúcar. Isso falhou miseravelmente, porque os sapos comeram tudo.

Os sapos dizimam os alimentos disponíveis para outras espécies nativas que contribuem para um ecossistema saudável, incluindo insetos e outros pequenos lagartos. Ao mesmo tempo, o seu veneno protege-os de qualquer predador.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem designou-os em 2018 como uma espécie de “alto risco” devido aos danos que os animais causam ao meio ambiente.

Agora, o número de sapos está a aumentar no sul da Florida devido às fortes chuvas, de acordo com o jornal local Miami Herald. Antes de serem sapos, são girinos, que precisam de água para crescer. Quando chove, a população cresce porque mais girinos chegam à idade adulta.

Além da destruição ambiental, há também uma ameaça muito real para animais de estimação e pessoas que vivem no país dos sapos-boi.

As toxinas que preenchem as suas glândulas podem matar um animal de estimação que decida lambê-lo ou mordê-lo. Os seres humanos também podem sofrer se o veneno entrar numa membrana mucosa como os olhos, onde pode causar “dor intensa, cegueira temporária e inflamação”.

No ano passado, o número destes animais explodiu após um inverno chuvoso na Florida. Os sapos emergiram das suas tocas subterrâneas e entupiram filtros de piscinas, cobriram as calçadas e invadiram os jardins.

De acordo com o Gizmodo, as alterações climáticas podem tornar estes sapos venenosos ainda mais comuns. À medida que a atmosfera aquece, pode reter mais água, o que aumenta as hipóteses de eventos extremos de chuva na América do Norte.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um azar nunca vem só. Depois das vespas asiáticas, do Trump e dos seus apoiantes, agora têm sapos venenosos. Pobre América do Norte.

  2. Aqui está uma boa causa para os americanos porem em acção os milhões de armas que possuem em casa, tiro ao sapo!.

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …