Depois das vespas asiáticas gigantes, EUA estão a ser invadidos por sapos venenosos

Depois das vespas asiáticas gigantes, os Estados Unidos estão a ser invadidos por sapos invasores venenosos. À medida que o sul da Flórida entra na estação chuvosa, também conhecida como estação de furacões, o sapo-boi prospera.

O sapo-boi é nativo da América do Sul, América Central e partes do sul do Texas. Os humanos são os culpados pela presença da espécie na Florida. Em 1936, as pessoas trouxeram cerca de 200 deles, na tentativa de impedir que os insetos danificassem os campos de cana-de-açúcar. Isso falhou miseravelmente, porque os sapos comeram tudo.

Os sapos dizimam os alimentos disponíveis para outras espécies nativas que contribuem para um ecossistema saudável, incluindo insetos e outros pequenos lagartos. Ao mesmo tempo, o seu veneno protege-os de qualquer predador.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem designou-os em 2018 como uma espécie de “alto risco” devido aos danos que os animais causam ao meio ambiente.

Agora, o número de sapos está a aumentar no sul da Florida devido às fortes chuvas, de acordo com o jornal local Miami Herald. Antes de serem sapos, são girinos, que precisam de água para crescer. Quando chove, a população cresce porque mais girinos chegam à idade adulta.

Além da destruição ambiental, há também uma ameaça muito real para animais de estimação e pessoas que vivem no país dos sapos-boi.

As toxinas que preenchem as suas glândulas podem matar um animal de estimação que decida lambê-lo ou mordê-lo. Os seres humanos também podem sofrer se o veneno entrar numa membrana mucosa como os olhos, onde pode causar “dor intensa, cegueira temporária e inflamação”.

No ano passado, o número destes animais explodiu após um inverno chuvoso na Florida. Os sapos emergiram das suas tocas subterrâneas e entupiram filtros de piscinas, cobriram as calçadas e invadiram os jardins.

De acordo com o Gizmodo, as alterações climáticas podem tornar estes sapos venenosos ainda mais comuns. À medida que a atmosfera aquece, pode reter mais água, o que aumenta as hipóteses de eventos extremos de chuva na América do Norte.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um azar nunca vem só. Depois das vespas asiáticas, do Trump e dos seus apoiantes, agora têm sapos venenosos. Pobre América do Norte.

  2. Aqui está uma boa causa para os americanos porem em acção os milhões de armas que possuem em casa, tiro ao sapo!.

RESPONDER

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …