/

“É a versão norte-americana do nazismo”, diz Coreia do Norte sobre Trump

2

(dv) KNS / KCNA / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte criticou, esta terça-feira, a política “America first” (“América primeiro”) do Presidente norte-americano, num despacho publicado pela agência de notícias oficial, qualificando-a como o “nazismo” do século XXI.

“A ideia dessa política é a versão norte-americana do nazismo, superando de longe os movimentos fascistas do século passado na sua natureza feroz, brutal e chauvinista“, diz um breve texto publicado pela agência noticiosa norte-coreana KCNA.

Através desta política, Washington não reconhece o direito “à independência e ao desenvolvimento” de outras nações, como a Coreia do Norte, diz o texto.

Para Pyongyang, a política nacionalista defendida por Donald Trump procura “sufocar” outros países em benefício próprio, através da “agressão extrema”, numa comparação à política levada a cabo por Adolf Hitler.

A nota da KCNA chega depois de Trump ter, na segunda-feira, voltado a elevar o tom da sua retórica relativamente à Coreia do Norte.

Nas declarações proferidas após um encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o Presidente dos EUA afirmou que o regime de Kim Jong-un “está a criar problemas tremendos“, que devem “ser resolvidos com rapidez”.

Trump tem previsto receber, esta semana, em Washington, o recém-empossado Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, num encontro em que o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte será um dos principais pontos em destaque.

O Presidente republicano tem advogado por exercer “máxima pressão” sobre Pyongyang, enquanto Seul parece apostar numa aproximação mais incondicional, apesar de manter os duros pacotes de sanções impostos à Coreia do Norte pelas Nações Unidas.

Ao longo dos últimos meses, o regime norte-coreano tem insistido na realização de testes de mísseis e reiterado que o programa nuclear é inegociável, o que tem contribuído para agudizar o clima de tensão na região.

// Lusa

2 Comments

    • Esse cara-de-cu com cérebro em diarreia crónica ainda vai fumar charuto “tomahawk”.. Se todos os comunas são aberrações esse então é aberração-aberrante-aberrativa…. Que desapareça nas quintas dos infernos, com aquela cambada de velhos cacuanos com mentalidade de pedra lascada!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.