Vereadores do PSD acusam presidente da Câmara de Leiria de utilizar dinheiros públicos para “ato de eleitoralismo”

Os vereadores do PSD acusaram esta terça-feira o presidente da Câmara de Leiria de utilizar “dinheiros públicos” para um “ato de eleitoralismo”, numa referência crítica à Abertura do Novo Ano Municipal.

Os vereadores Ana Silveira, Álvaro Madureira e Fernando Costa, numa nota de imprensa, adiantam que, “a propósito da Abertura do Novo Ano Municipal”, que decorreu na sexta-feira, no Teatro Miguel Franco, assistiu-se “a um verdadeiro ato de eleitoralismo e a uma afronta ao que é ético na política”. “O que assistimos foi a um comício partidário do PS promovido pela Câmara Municipal de Leiria à custa de dinheiros públicos“, salientam os responsáveis.

Para os sociais-democratas, “a constituição de um grupo de trabalho para o desenvolvimento estratégico do concelho a médio e longo prazo, cujo líder se desconhece, é da competência da Assembleia Municipal e com o envolvimento de todos os partidos políticos que nela têm assento. Não é para o boy partidário”, acrescentam.

O PSD constatou ainda que na “gaveta” está a execução de obras como a “reabilitação da Heróis de Angola (anunciadas desde 2009, já lá vai 11 anos), construção de parques de estacionamento, a despoluição do Rio Lis ou o polémico Pavilhão Multiusos”.

Este adiamento irá, muito provavelmente, custar muito ao Município, uma vez que a reabilitação da Av. Heróis de Angola é uma obra orçada em cerca de oito milhões de euros, financiada a 85% por fundos comunitários pelo PEDU [Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano] e está em risco de perder o financiamento comunitário”, refere ainda a nota.

Os vereadores consideram também um “flop” a introdução de veículos elétricos nos transportes públicos, “uma vez que em dezembro a Câmara adjudicou à Rodoviária Tejo a prestação do serviço Mobilis”.

“Medidas avulsas, como corredores bus e aumento de ciclovias, revelam o desnorte do que é necessário para uma verdadeira reestruturação da política de Mobilidade que Leiria merece (não nos podemos esquecer que a aprovação do Plano de Mobilidade não está no horizonte)”.

Considerando que existe um “divórcio do que estava no programa eleitoral do anterior presidente Raul Castro”, os autarcas reconhecem, contudo, que as prioridades apresentadas em matéria de saúde, reabilitação urbana e educação “são pertinentes, já que são dos pontos mais graves do concelho, por inércia da Câmara, e que há muito o PSD tem vindo a reclamar a atenção do município para estas matérias”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Diz o roto ao nu porque não te vestes tu, o PPD a acusar os outros de utilizarem dinheiro da Câmara para a campanha eleitoral, como se todos os partidos nas Câmaras não fizessem o mesmo até usam as viaturas das Câmaras para as campanhas colocam placares do partido a tapar o símbolo da Câmara e isto não se passa só nas campanhas Autárquicas passa-se em todas as campanhas, porque é que estes pulhiticos antes de falarem não olham ao que vai nas suas casas? Não convém pensam que os cidadãos andamos todos a dormir, só é estranho só agora falarem nisso porque não falaram antes? Sabiam que depois lhes iam descobrir os podres iguais aos que eles acusam. N.T até lhes podia dar nomes de Câmaras que o fizeram até esta última campanha eleitoral.

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …