/

Alemanha. Verdes fecham a porta à CDU e querem coligação com SPD e Liberais

Filip Singer / EPA

Co-líderes dos Verdes Robert Habeck e Annalena Baerbock

Os Verdes alemães anunciaram hoje que querem formar uma coligação de Governo com os sociais-democratas do SPD, que venceram as eleições de 26 de setembro, e os Liberais do FDP.

“Chegámos à conclusão de que é agora lógico continuar as discussões com o SPD e o FDP, com uma procura mais aprofundada de terreno comum“, disse a co-presidente do Partido Verde Annalena Baerbock numa conferência de imprensa, citada pela agência de notícias France-Presse.

Baerbock excluiu uma possível coligação com os democratas-cristãos da CDU-CSU, que ficaram em segundo lugar nas eleições.

O SPD, liderado por Olaf Scholz, venceu as eleições parlamentares alemãs de 26 de setembro, com 25,7% dos votos, enquanto a CDU/CSU, liderada por Armin Laschet, obteve 24,1% dos votos. Foi o pior resultado eleitoral dos conservadores desde 1949.

SPD, Verdes e FDP começam a negociar

Os sociais-democratas do SPD, os Verdes e os liberais do FDP vão realizar conversações preliminares na quinta-feira, para tentar formar uma coligação governamental, anunciou hoje o partido liberal.

“Acabo de propor ao senhor [Olaf] Scholz [líder do SPD], de acordo com os Verdes, que nos encontremos amanhã [quinta-feira], para uma discussão entre nós os três, e esta terá lugar”, anunciou o presidente do FDP, Christian Lindner, numa conferência de imprensa.

Apesar dos Verdes e o FDP parecem inclinar-se para uma coligação com os sociais-democratas e não com os democratas-cristãos da CDU/CSU, o líder liberal não descarta ainda totalmente uma aliança com os conservadores.

“Para nós, uma coligação ‘jamaicana’ [com os democratas-cristãos] continua a ser uma opção viável em termos de conteúdo”, disse, no entanto, Lindner, citado pela agência de notícias France-Presse.

Antes da conferência de imprensa dos liberais, os Verdes já tinham anunciado que iriam privilegiar conversações com o SPD e o FDP para a formação de uma coligação que permita formar o governo que vai suceder a 16 anos de poder de Angela Merkel.

Sondagens indicam que a maioria dos alemães quer que os conservadores, agora liderados por Armin Laschet, vão para a oposição. Neste contexto, o FDP aceitou a proposta dos Verdes de realizar conversações com o SPD como prioritária.

LUSA //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.