Em declarações a jornal brasileiro, Ventura reforça admiração por Bolsonaro (e diz que vai reunir-se com o seu filho)

António Pedro Santos

Em declarações ao jornal Sputnik News, André Ventura fez questão de frisar a admiração que tem pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e revelou ainda que pretende ter um encontro com o seu filho Eduardo Bolsonaro.

Na entrevista que concedeu ao jornal brasileiro Sputnik News, o líder do Chega fez questão de mostrar o seu respeito pelo Presidente brasileiro, ainda assim descola-se do rótulo de “Bolsonaro português”.

“As comparações têm sempre um objetivo político de não valorizar aquilo que a pessoa é, e colá-la a um estereótipo. Tenho uma enorme admiração e respeito pelo presidente Jair Bolsonaro, mas acho, honestamente, que, no estilo, na forma e na abordagem somos muito diferentes. Até em termos de pensamento político, temos diferenças, algumas delas significativas”, sublinhou Ventura, sem explicar quais seriam as diferenças.

No entanto, o jornal frisa que desde as últimas eleições presidenciais brasileiras, em 2018, o político português tem feito declarações que mostram o contrário, e destaca como a mais relevante: “os liberais ocidentais podiam aprender com Bolsonaro. E Portugal também, pois o politicamente correto está morto” – afirmação que André Ventura fez em declarações ao PT Journal em outubro de 2018.

O Sputnik diz ainda que André Ventura também tem trocado mensagens com Eduardo Bolsonaro, relembrando que em setembro de 2020, Ventura agradeceu, através do Twitter, “a confiança e a amizade” do filho do Presidente brasileiro, escrevendo que em breve estariam juntos.

Questionado pelo jornal sobre qual é a relação que mantém com a família Bolsonaro, Ventura ratificou a intenção de encontrar Eduardo Bolsonaro pessoalmente, o que ainda não foi concretizado devido à pandemia de covid-19.

“Na noite das eleições e no dia seguinte, recebi várias mensagens de dirigentes políticos internacionais, a maioria deles provenientes da família política do Chega na União Europeia, mas também recebi do filho do presidente Jair Bolsonaro, uma mensagem de congratulação. Temos conversado, e há possibilidade de termos um encontro físico e presencial. Espero que esse encontro se materialize rapidamente, seja em Lisboa, seja em Brasília ou em São Paulo”, disse ao jornal.

Relativamente a comparações com outros líderes extremistas, André Ventura descarta qualquer uma delas.

“Só não dizem que sou a Marine Le Pen portuguesa porque sou homem e não convém fazer esse tipo de comparação. Senão, também diriam. Não me preocupo muito com essas comparações, sinceramente. Sei que, se um dia eu vencer, como espero, as eleições [presidenciais] em Portugal, também vão dizer, quando surgir um político brasileiro contra o sistema, que ele é o André Ventura do Brasil. Comparar nunca enriquece politicamente um líder”, frisa.

O jornal brasileiro coloca ainda em evidência a conduta política que Ventura tem mantido nos últimos tempos em Portugal, recordando que o deputado propôs um confinamento especial para a comunidade cigana.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. antes com eles do que com o Lula da Silva , a Roselva, e os outros predaroes da Humanidade, dos Direisto e Liberdades.

RESPONDER

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …