Em declarações a jornal brasileiro, Ventura reforça admiração por Bolsonaro (e diz que vai reunir-se com o seu filho)

António Pedro Santos

Em declarações ao jornal Sputnik News, André Ventura fez questão de frisar a admiração que tem pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e revelou ainda que pretende ter um encontro com o seu filho Eduardo Bolsonaro.

Na entrevista que concedeu ao jornal brasileiro Sputnik News, o líder do Chega fez questão de mostrar o seu respeito pelo Presidente brasileiro, ainda assim descola-se do rótulo de “Bolsonaro português”.

“As comparações têm sempre um objetivo político de não valorizar aquilo que a pessoa é, e colá-la a um estereótipo. Tenho uma enorme admiração e respeito pelo presidente Jair Bolsonaro, mas acho, honestamente, que, no estilo, na forma e na abordagem somos muito diferentes. Até em termos de pensamento político, temos diferenças, algumas delas significativas”, sublinhou Ventura, sem explicar quais seriam as diferenças.

No entanto, o jornal frisa que desde as últimas eleições presidenciais brasileiras, em 2018, o político português tem feito declarações que mostram o contrário, e destaca como a mais relevante: “os liberais ocidentais podiam aprender com Bolsonaro. E Portugal também, pois o politicamente correto está morto” – afirmação que André Ventura fez em declarações ao PT Journal em outubro de 2018.

O Sputnik diz ainda que André Ventura também tem trocado mensagens com Eduardo Bolsonaro, relembrando que em setembro de 2020, Ventura agradeceu, através do Twitter, “a confiança e a amizade” do filho do Presidente brasileiro, escrevendo que em breve estariam juntos.

Questionado pelo jornal sobre qual é a relação que mantém com a família Bolsonaro, Ventura ratificou a intenção de encontrar Eduardo Bolsonaro pessoalmente, o que ainda não foi concretizado devido à pandemia de covid-19.

“Na noite das eleições e no dia seguinte, recebi várias mensagens de dirigentes políticos internacionais, a maioria deles provenientes da família política do Chega na União Europeia, mas também recebi do filho do presidente Jair Bolsonaro, uma mensagem de congratulação. Temos conversado, e há possibilidade de termos um encontro físico e presencial. Espero que esse encontro se materialize rapidamente, seja em Lisboa, seja em Brasília ou em São Paulo”, disse ao jornal.

Relativamente a comparações com outros líderes extremistas, André Ventura descarta qualquer uma delas.

“Só não dizem que sou a Marine Le Pen portuguesa porque sou homem e não convém fazer esse tipo de comparação. Senão, também diriam. Não me preocupo muito com essas comparações, sinceramente. Sei que, se um dia eu vencer, como espero, as eleições [presidenciais] em Portugal, também vão dizer, quando surgir um político brasileiro contra o sistema, que ele é o André Ventura do Brasil. Comparar nunca enriquece politicamente um líder”, frisa.

O jornal brasileiro coloca ainda em evidência a conduta política que Ventura tem mantido nos últimos tempos em Portugal, recordando que o deputado propôs um confinamento especial para a comunidade cigana.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. antes com eles do que com o Lula da Silva , a Roselva, e os outros predaroes da Humanidade, dos Direisto e Liberdades.

RESPONDER

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …