Ventura tem medo da rádio? Ou prefere “o seu minuto TikTok”

1

Estela Silva / LUSA

André Ventura em campanha do Chega no Porto

Debate nas rádios juntou quase todos os líderes de partidos com deputados. Mais uma vez, o líder do Chega foi a excepção.

Esta segunda-feira, o segundo dia oficial de campanha eleitoral, ficou marcado por um encontro radiofónico entre quase todos os líderes dos partidos que têm pelo menos um deputado na Assembleia da República.

O debate desta manhã foi transmitido em directo pelas rádios Antena 1, Renascença, TSF e, pela primeira vez, pela rádio Observador.

Contou com Pedro Nuno Santos (PS), Luís Montenegro (PSD/AD), Rui Rocha (IL), Mariana Mortágua (BE), Paulo Raimundo (PCP/CDU), Inês de Sousa Real (PAN) e Rui Tavares (Livre).

Ou seja, só faltou André Ventura.

O presidente do Chega repetiu o que tinha feito antas das legislativas de 2022: não apareceu no único debate nas rádios que junta todos os principais líderes.

O Chega justificou a ausência: Ventura esteve no Porto neste domingo e está a fazer campanha no Norte de Portugal – tal como Pedro Nuno e Montenegro fizeram, igualmente neste domingo.

“Pedimos para que fosse possível entrar em directo a partir dos estúdios no Porto e não nos foi permitido“, acrescenta uma nota do partido.

Para Ricardo Conceição, esta ausência “não trará grandes consequências” a Ventura.

O líder do Chega “está preocupado sobretudo com o seu minuto de televisão, ou com o seu minuto de TikTok. O público da rádio não lhe interessa muito”, lamentou o jornalista e comentador.

O subdirector da rádio Observador destacou outro facto: “Mais uma vez, o Chega e Ventura não resistiram a torcer a realidade para que encaixe na sua narrativa: há mais de um mês que o Chega não responde ao convite e depois o Chega veio dizer que as rádios não autorizaram a entrada à distância“.

Os directores de informação das quatro rádios já tinham avisado o Chega que esta participação à distância seria impossível por “motivos técnicos e logísticos”; e renovaram o convite a André Ventura.

“Era tecnicamente e logisticamente impossível, isso foi explicado ao Chega desde o primeiro momento”, acrescentou Ricardo Conceição.

Por isso, a conclusão é: “André Ventura não vem porque não quer. Não há outra explicação”.

Na mesma rádio, o politólogo Bruno Costa reforçou que esta ausência não é uma novidade mas criticou: “Demonstra desrespeito institucional para com os organizadores, até pela gestão com que foi feita esta sua ausência, e para com os ouvintes”.

Nota final: André Ventura não foi ao debate de manhã por causa de uma campanha em Aveiro – onde começou a falar depois das 15h.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.