A maioria dos incêndios em Portugal não foi propositado. Mas o líder do Chega tem duas sugestões que resolveriam quase tudo.
Luís Montenegro disse que o Governo vai “atrás” dos incendiários que, segundo o primeiro-ministro, foram os principais responsáveis – e propositados – dos incêndios que destruíram tantos locais no Norte e Centro de Portugal.
Na semana passada, Montenegro falou em “coincidências a mais” e “interesses particulares” na origem dos incêndios. “Nós não vamos largar estes criminosos, nós não vamos largar este combate a quem coloca todo um país em causa”, assegurou Luís Montenegro.
Mas os números oficiais não apoiam esta tese do primeiro-ministro.
Num ano de 2023 que nem registou qualquer vítima mortal, no meio de cerca de 7.500 incêndios rurais, metade foi causado por uso indevido do fogo.
O relatório anual da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais mostra que apenas 31% foram causados por incendiários, propositadamente. Ou seja, mais de dois terços dos incêndios não teve origem em incendiarismo.
15% dos fogos surgiram por acidente, 4% por outras causas não detalhadas.
Já neste ano, e segundo o relatório nacional provisório de incêndios rurais divulgado pela RTP, entre quase 4.000 incêndios, 33% foram por incendiarismo – praticamente a mesma percentagem do ano passado.
A Polícia Judiciária já tinha feito o retrato do incendiário em Portugal: tem problemas de integração social, vícios de alcool e drogas, e perturbação mental.
Entretanto, André Ventura apresentou duas sugestões que, segundo o líder do Chega, iriam resolver quase tudo.
“Quando os reclusos trabalharem a limpar matas e os incendiários forem considerados terroristas vamos ter menos 90% de incêndios em Portugal. Tenho a certeza disso!”, escreveu Ventura, no X.
Pedro Benevides, que critica tantas vozes públicas que parecem ser especialistas em incêndios (e não são), disse que Ventura “se armou em bombeiro de serviço”.
“Temos aqui um especialista. Não sabia. Especialista em equações. Andamos aqui a discutir este assunto há décadas e, aparentemente, há aqui uma solução muito fácil. É bom que o poder político ouça Ventura”, ironizou o comentador na rádio Observador.
Entretanto, nesta segunda-feira morreu mais uma pessoa por causa dos incêndios. Uma idosa que estava internada devido a queimaduras graves, num fogo em Albergaria-a-Velha.
Agora são 8 vítimas mortais. 177 pessoas ficaram feridas.
“Quando os reclusos trabalharem a limpar matas e os incendiários forem considerados terroristas vamos ter menos 90% de incêndios em Portugal”. isto é o cúmulo, não do populismo mas do ridículo.
Onde está a sondagem do Observador que o Dr. Cabeça de Geleia cita no X?
O uso indevido do fogo origina incêndios principalmente porque as matas não estão devidamente limpas. Se estivessem, esses incêndios seriam facilmente controlados. Devemos limpar as florestas, tal como o governo exige, mas ele próprio não cumpre nas áreas sob a sua responsabilidade e, pior, falha na fiscalização das áreas privadas.
Para além disso, quando um “suspeito de incendiário” aguarda julgamento em liberdade e, entretanto, é novamente detido por suspeita de um novo incêndio e volta a ser libertado para aguardar novo julgamento, apenas estamos a contribuir para o aumento desses 30 e tal %
Mas sim, continuem a achar que está tudo bem e que o problema é o Ventura, ignorando as políticas desastrosas em vigor, e verão como o CH continua a crescer em cada eleição! E atenção, como vai a (não) negociação do Orçamento de Estado, talvez as próximas eleições estejam mais próximas do que esperam!
Gostaria que me disse-se desde quando as matas Ardem. Só os Abrileiros é que pensam assim.
Que eu saiba as matas nunca arderam , como agora. E porquê! Mão Criminosa e vou mais longe
a dizer que são sempre os mesmos. que deitam os fogos.
Mas, o André Ventura disse algum disparate ? Não acho. Em muitos países, por ex nos E.U.A. os reclusos são colocados em serviços, nomeadamente, sim, limpeza de matas, e outros serviços públicos e estão sob vigilância de guardas/ polícias. Aqui, em Portugal o que é que os presos fazem de positivo ? Cada vez que o André Ventura fala cai-lhe tudo em cima. Porquê ??? Eu acho que ele diz muitas verdades incómodas para a classe politica, jornalistas/ comentadores, etc …
Claro que tem razão: os incendiários deveriam cumprir a pena a reflorestar!
Os outros, que não tivessem sido presos por crimes violentos também deveriam trabalhar, claro! Sempre com vigilância. O modelo de trabalho deve fazer parte da recuperação dos indivíduos para viverem em sociedade.