“André Ventura foi envenenado”. Perfis falsos espalham desinformação nas contas do Chega

5

Luís Forra / Lusa

André Ventura sentiu-se mal durante comício em Tavira

Uma nova investigação aponta que 58% dos perfis que comentaram na conta oficial do Chega no X são falsos e que muitos destes também aparecem a atacar Pedro Nuno e Montenegro.

Uma investigação conduzida pela empresa israelita Cyabra, que usa a inteligência artificial para detetar contas falsas, em colaboração com a CNN Portugal e a TVI, revelou uma intensa campanha de desinformação coordenada nas redes sociais, centrada na promoção do partido Chega e de André Ventura, e na descredibilização do PS e PSD e dos seus líderes.

A análise, baseada em dados recolhidos na rede social X, identificou centenas de contas falsas ativamente envolvidas em manipular o discurso político online nas semanas que antecedem as eleições.

Segundo o relatório, as contas oficiais do Chega e de André Ventura registaram os níveis mais elevados de manipulação, com 58% dos perfis identificados como falsos. Estes perfis amplificaram quase 500 comentários elogiosos ao partido e ao seu líder, promovendo-o como defensor da “identidade portuguesa” e usando linguagem nacionalista para gerar apoio.

Frases como “Força André Ventura!” e “Estamos com vocês!” eram comuns, criando uma falsa perceção de apoio massivo, assim como contas que espalharam informações falsas sobre os recentes colapsos do líder do Chega, afirmando saber “de fonte segura” que Ventura “foi envenenado”.

Apesar de também ele próprio ter sido alvo de desinformação, André Ventura beneficiou de uma campanha mais estruturada e coordenada de promoção. Em contraste, os ataques à sua imagem — como insinuações sobre ter fingido os seus problemas de saúde — foram menos organizados e com menor alcance.

A campanha de manipulação estendeu-se também às contas do Partido Socialista e do seu líder, Pedro Nuno Santos. Na conta oficial do PS, 49% dos perfis que comentaram eram falsos, tendo contribuído com mais de 400 comentários negativos, centrados na liderança, no desempenho económico e na política energética do partido. A conta pessoal de Pedro Nuno teve 46% de perfis falsos, com mensagens que o retratavam como “incompetente” ou “alheado da realidade”.

O PSD e Luís Montenegro também foram alvo de campanhas de desinformação. A conta de Montenegro teve 50% de perfis falsos entre os comentadores, que produziram quase 500 comentários. As mensagens atacavam a sua credibilidade, acusavam-no de traição e tentavam associá-lo a uma elite política corrupta.

Um dado relevante do estudo é a sobreposição de perfis falsos entre os alvos. 90 contas falsas identificadas participaram tanto nas campanhas contra o PS e PSD como nas publicações que promoviam o Chega, evidenciando uma estratégia coordenada para influenciar o discurso político em favor da extrema-direita.

A Cyabra também verificou um aumento significativo na atividade de contas falsas nas últimas semanas. Em determinados dias, estas contas produziram mais conteúdo do que utilizadores reais, infiltrando-se em discussões autênticas e moldando a narrativa política de forma sofisticada e eficaz.

ZAP //

5 Comments

  1. Na minha modesta opinião penso que AV foi envenenado e veio-me à lembrança o que aconteceu com Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

    1
    6
    • “Pensa”?! Mas pensa baseado em que facto?

      Fartinho destes bots e mémés acéfalos que tentam disfarçar o indisfarçável: Ventura é um vigarista pior que todos os outros, que simula ataques disto e daquilo para terem pena dele e ganhar votos. Os médicos já declararam publicamente, os de Faro, Santiago do Cacém e Setúbal que o vigarista “Não teve RIGOROSAMENTE nada”. Foi o que dissseram os resultado dos exames. É público. Indesmentível. Portanto, simulou. Duas vezes. E basta ver como 10 minutos depois do “ai ai ai” em Tavira, os que estavam no comicio dançavam o La Bamba.
      Mais: a polícia e o hospital de Tavira também esclareceram que o vigarista não foi ameaçado por nenhum cigano como andaram a dizer nas redes sociais. Tudo uma farsa. E andou esta personagem a gastar o dinheiro público e o tempo de médicos, enfermeiros, polícias e INEM para fazer um circo!
      CHEGA de apoiar o maior farsante da história da democracia portuguesa e de tentar fazer dos outros parvos. CHEGA!

      2
      3
  2. Acho que ele não foi envenenado, mas estou apenas a supôr (não sou dona da verdade). Espero que fique melhor de saúde, honestamente.

  3. Não creio que AV tenha sido envenenado pois, nesse caso, já os dirigentes do CHEGA teriam dito qualquer coisa, Não me parece que AV se queira aproximar das manobras manipulativas de Bolsonaro e Trump no que diz respeito a atentados. Se o quisessem mesmo envenenar ele já teria tido o mesmo fim que o Navaly

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.