Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual as ruas e avenidas estão desoladas e a maioria das lojas fechadas.

A simplificação financeira, que tirou cinco zeros ao bolívar, é uma das medidas do Governo de Nicolás Maduro emoldurada num plano de “recuperação e expansão económica” com o qual o Executivo procura sair da crise.

Junto a isso, hoje começa a circular uma nova família de bilhetes sob o nome de bolívar soberano e com denominações mais ajustadas à inflação nacional que, segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional, irá fechar o ano em 1.000.000%.

No entanto, os balcões das entidades financeiras não trabalham esta segunda-feira, o que  dificulta o início da circulação desta nova variação da moeda.

Os bancos privados e públicos reiniciaram os seus sistemas na noite de domingo, quando começou um ‘blackout’ financeiro, e foram reativando as suas plataformas esta manhã, alguns com mais rapidez e solvência que outros.

Embora Maduro tenha apelado a que não subam os preços, estes começaram a disparar desde sexta-feira, quando decretou que o salário mínimo vai multiplicar-se por 35 a partir de 1 de setembro.

Produtos como a gasolina, cujo preço é tão baixo que encher um tanque médio é 700 vezes mais barato que na vizinha Colômbia, experimentaram um aumento esta segunda-feira, pois as notas usadas para pagar estes combustíveis são de circulação ilegal a partir de hoje.

A Efe conseguiu constatar que duas bombas de gasolina do centro de Caracas cobram até 10 vezes mais que na sexta-feira por encher os depósitos de carros e motos, um preço que continua a ser quase de graça devido ao subsídio estatal a estes produtos, algo que o Governo também planeia limitar em setembro.

Espera-se que o Banco Central (BCV) e os ministros económicos ofereçam informação ao longo do dia, quando entrarão em vigor outras decisões como o uso do petro, a criptomoeda governamental, como unidade da estatal petrolífera PDVSA.

Além disso, o chefe de Estado prometeu unificar o mercado de câmbio, que é controlado pelo Estado, onde se estima que o preço do dólar poderá aumentar esta semana em 2.311%, o que significaria uma desvalorização de 95,8%.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal tem uma natalidade negativa e precisa de imigração para equilibrar o nível populacional.
    Aqui está uma oportunidade. Portugal deveria incentivar estes venezuelanos com ligações familiares a portugueses, a virem para Portugal.
    O governo deveria dar-lhes as mesmas oportunidades de integração que tem vindo a dar aos problemáticos islâmicos, com a vantagem de uma mais fácil integração de pessoas habituadas a trabalhar e a não dependerem tanto da segurança social.
    Não deveriam também ser esquecidos os 2 milhões de portugueses a viver abaixo do nível de pobreza !
    Numa palavra e como alguém gosta de dizer : PORTUGAL PRIMEIRO !!

RESPONDER

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …