Venezuela regista mais de 60 mil casos e suspende reabertura das escolas

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, suspendeu na segunda-feira a reabertura das escolas, quando o país regista mais de 60 mil casos confirmados de covid-19.

“Como Presidente da República, decidi que não haverá regresso às aulas de forma presencial”, disse Nicolás Maduro à televisão estatal venezuelana, citada pela agência Lusa. O chefe de Estado frisou que “o regresso às aulas não é favorável para controlar a pandemia e, por isso, não haverá regresso presencial às aulas na Venezuela”.

“Veremos se em janeiro regressaremos”, acrescentou Maduro, adiantando que os serviços educativos do país vão manter-se via online e por telescola.

O Presidente da Venezuela determinou anda que a estação estatal de televisão Vive TV seja transformada “num supercanal educativo, com qualidade, moderno e atrativo para a telescola” que terá “um papel fundamental nesta pandemia”.

Nas últimas 24 horas, a Venezuela registou 910 novos casos de covid-19, elevando para 60.540 o número de infetados pelo novo coronavírus no país. Há ainda 485 mortes associadas à covid-19 e 48.644 pessoas recuperaram da doença.

Com 15.391 casos, o Distrito Capital continua a ser a região do país com mais casos confirmados, seguindo-se os estados de Miranda (8.931), Zúlia (5.847), Apure (4.197), La Guaira (3.536), Táchira (2.937), Bolívar (2.690), Arágua (2.623), Nova Esparta (2.380), Sucre (1.838), Carabobo (1.287), Mérida (1.199), Anzoátegui (1.166), Monágas (1.043) e Lara (1.010). As restantes regiões do país registam menos de mim casos confirmados.

A Venezuela está desde 13 de março em estado de alerta, permitindo ao executivo decretar “decisões drásticas” para combater a pandemia. Com o estado de alerta, as aulas foram suspensas. As operações aéreas estão restringidas até 12 de outubro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …