Veneza tem uma Sala de Controlo Inteligente (e está a supervisionar cada movimento dos turistas)

Veneza recebe cerca de 30 milhões de visitantes a cada ano e está agora a tentar controlar o turismo excessivo. Para isso, a cidade italiana está a supervisionar o comportamento dos turistas através de câmaras e dos dados dos próprios telemóveis.

É num armazém abandonado em Tronchetto que se localiza a “torre de controlo” de alta tecnologia que tem como objetivo controlar os turistas que visitam Veneza. Inaugurada em setembro de 2020, a “Sala de Controlo Inteligente” possui vários ecrãs que transmitem imagens de toda a cidade, em tempo real.

De acordo com a CNN, o objetivo do sistema, que controla os dados turísticos de forma precisa e imediata, é que os dados recolhidos ajudem a criar um plano de turismo mais sustentável para o futuro.

Este é o cérebro da cidade. Sabemos em tempo real quantas pessoas estão em cada zona e de que país são”, revelou Marco Bettini, responsável da Venis, a empresa que construiu o sistema, à CNN.

O tráfego do canal, o número de turistas e horários de partida e chegada dos transportes públicos são algumas das informações de que as autoridades dispõem, obtidas através de câmaras espalhadas pela cidade e combinadas com os dados de telemóvel, que podem mostrar a origem dos visitantes, com base na localização de registo.

Antes da pandemia de covid-19, que prejudicou o turismo a nível mundial, Veneza recebia muitos viajantes, quase sempre em números incontroláveis. Como os turistas superavam os residentes em número, a cidade passou a enfrentar vários problemas, como a obstrução de ruas e filas intermináveis para as principais atrações.

Apesar de o número de visitantes ter diminuído no ano passado, a cidade não abandonou os esforços e abriu a sala de controlo de operações. O sistema demorou cerca de três anos para ser construído e teve um custo de três milhões de euros.

“O problema não é Veneza ter muitos visitantes. O problema é que todos os visitantes vão para os mesmos dois lugares: a Praça de São Marcos e a Ponte de Rialto”, explicou Valeria Duflot, cofundadora da Venezia Autentica.

Os turistas podem desconfiar do sistema devido a questões relacionadas com a privacidade, mas as autoridades italianas garantem que nenhum dado pessoal é registado.

“Em 2021, Veneza comemora o seu 1.600º aniversário. Estaremos a comemorar com tecnologia”, rematou Bettini.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …