Veneza tem uma Sala de Controlo Inteligente (e está a supervisionar cada movimento dos turistas)

Veneza recebe cerca de 30 milhões de visitantes a cada ano e está agora a tentar controlar o turismo excessivo. Para isso, a cidade italiana está a supervisionar o comportamento dos turistas através de câmaras e dos dados dos próprios telemóveis.

É num armazém abandonado em Tronchetto que se localiza a “torre de controlo” de alta tecnologia que tem como objetivo controlar os turistas que visitam Veneza. Inaugurada em setembro de 2020, a “Sala de Controlo Inteligente” possui vários ecrãs que transmitem imagens de toda a cidade, em tempo real.

De acordo com a CNN, o objetivo do sistema, que controla os dados turísticos de forma precisa e imediata, é que os dados recolhidos ajudem a criar um plano de turismo mais sustentável para o futuro.

Este é o cérebro da cidade. Sabemos em tempo real quantas pessoas estão em cada zona e de que país são”, revelou Marco Bettini, responsável da Venis, a empresa que construiu o sistema, à CNN.

O tráfego do canal, o número de turistas e horários de partida e chegada dos transportes públicos são algumas das informações de que as autoridades dispõem, obtidas através de câmaras espalhadas pela cidade e combinadas com os dados de telemóvel, que podem mostrar a origem dos visitantes, com base na localização de registo.

Antes da pandemia de covid-19, que prejudicou o turismo a nível mundial, Veneza recebia muitos viajantes, quase sempre em números incontroláveis. Como os turistas superavam os residentes em número, a cidade passou a enfrentar vários problemas, como a obstrução de ruas e filas intermináveis para as principais atrações.

Apesar de o número de visitantes ter diminuído no ano passado, a cidade não abandonou os esforços e abriu a sala de controlo de operações. O sistema demorou cerca de três anos para ser construído e teve um custo de três milhões de euros.

“O problema não é Veneza ter muitos visitantes. O problema é que todos os visitantes vão para os mesmos dois lugares: a Praça de São Marcos e a Ponte de Rialto”, explicou Valeria Duflot, cofundadora da Venezia Autentica.

Os turistas podem desconfiar do sistema devido a questões relacionadas com a privacidade, mas as autoridades italianas garantem que nenhum dado pessoal é registado.

“Em 2021, Veneza comemora o seu 1.600º aniversário. Estaremos a comemorar com tecnologia”, rematou Bettini.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …