Venda de sacos plásticos caiu 94% desde 2015

A venda de sacos de plásticos leves caiu 94% desde que começou a ser cobrada a taxa de 10 cêntimos em 2015. No ano passado foram vendidos 750 mil sacos, um número significativamente menor relativamente aos 12,5 milhões registados no primeiro ano.

Segundo noticia o Público, a verba arrecadada pelo Estado é cada vez mais residual. De um encaixe de um milhão e dois mil euros em 2015 (abaixo 40 milhões estimados pelo Ministério do Ambiente), esta contribuição representou apenas 60 mil euros no ano passado, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Um estudo realizado um ano após a aplicação da taxa de 10 cêntimos por cada saco já dava conta que apenas 9% dos maiores retalhistas continuavam a dispor desta oferta.

Para o Ministério do Ambiente, estes valores espelham o sucesso da medida. “A queda da receita significa que menos, muito menos sacos desta tipologia foram vendidos”, refere ao Público fonte oficial do ministério.

Esta medida implicou uma substituição dos sacos leves por outros também de plástico, de maior gramagem, que agora preocupam o Governo. É por isso que a Secretaria de Estado do Ambiente considera alargar a taxa aos sacos mais resistentes (de espessura superior a 50 microgramas).

De acordo com o Dinheiro Vivo, na Maxmat, a diminuição no consumo de sacos plásticos leves foi de 97,4% no último ano; na Norauto a queda foi de 97,2%, a Calzedonia cortou em 95,6% e no Aldi a quebra foi de 91,9%. Já a Fnac, sentiu uma redução de 83,6% no número de sacos vendidos, mostra o ministério.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente adiantou, em declarações ao jornal online, que não se sabe ao certo “os setores nos quais foi mais evidente a redução do consumo de sacos leves”.

A medida, que visava a redução do uso de sacos descartáveis, foi implementada a 15 de Fevereiro de 2015 durante o Governo de Pedro Passos Coelho. O Executivo esperava que cada português diminuísse a sua utilização de sacos para apenas 50 em 2015.

A justificar a medida estavam boas práticas já observadas em países como os Estados Unidos ou Irlanda, onde o consumo caiu drasticamente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …