/

Veículo autónomo mapeou o fundo do mar na Califórnia (e já podemos ver um oásis subquático)

2

Uma equipa de cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), nos Estados Unidos, tem usado um veículo subaquático operado remotamente (ROV) para mapear o fundo do oceano na Califórnia.

De acordo com o Interesting Engineering, a apenas 30 quilómetros a oeste de Point Sur, na costa central da Califórnia, a equipa de investigadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) descobriram um oásis subaquático, cheio de corais e esponjas.

Chamada Sur Ridge, esta área, que está a ser investigada há 20 anos, tem 500 metros de altura e estende-se por 20 quilómetros de comprimento.

Num esforço para partilhar a beleza deste paraíso subaquático com o público, os cientistas do MBARI trabalharam com designers da Frame 48, uma empresa de pós-produção com sede em Los Angeles, para transformar os dados que colheram numa animação.

“O nosso objetivo era destilar estas duas décadas de trabalho numa animação de dois minutos que captura a majestade deste mundo subaquático que tão poucas pessoas conseguem ver”, disse Davie Caress, engenheiro-chefe do MBARI, que ajudou a supervisionar o projeto, em comunicado. “É a segunda melhor coisa a visitar pessoalmente Sur Ridge.”

No entanto, compilar estas imagens não foi uma tarefa fácil. “Como o MBARI tem uma grande coleção de conjuntos de dados, cada um com uma resolução e área de cobertura diferentes, tivemos de criar alguns métodos diferentes para visualizar e combinar os dados corretamente num ambiente gerado por computador”, disse Tom Teller, produtor executivo que liderou a equipa da Frame 48.

“A animação final reflete muito a combinação de arte e ciência para mostrar a incrível geologia, biologia e ecologia de Sur Ridge”, concluiu Teller.

Estes mapas de Sur Ridge são essenciais para ajudar os cientistas a entender melhor os processos geológicos, como deslizamentos de terra subaquáticos, e para monitorizar a saúde dos oceanos, incluindo os impactos das mudanças climáticas nos animais marinhos que vivem naquela área.

Maria Campos, ZAP //

2 Comments

  1. Boas Noites, senhores jornalistas e Editore deste site, venho por este meioalertar-vos para uma repetição de videos entre nopticias. Na noticia sobre o fundo do mar da California o site repete o video da noticia sobre a primeira respiração de um Bebé que como devem comprender nada tem a ver com a noticia em causa. grato pela vossa atenção comprimentos cordiais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.