Veículo autónomo mapeou o fundo do mar na Califórnia (e já podemos ver um oásis subquático)

Uma equipa de cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), nos Estados Unidos, tem usado um veículo subaquático operado remotamente (ROV) para mapear o fundo do oceano na Califórnia.

De acordo com o Interesting Engineering, a apenas 30 quilómetros a oeste de Point Sur, na costa central da Califórnia, a equipa de investigadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) descobriram um oásis subaquático, cheio de corais e esponjas.

Chamada Sur Ridge, esta área, que está a ser investigada há 20 anos, tem 500 metros de altura e estende-se por 20 quilómetros de comprimento.

Num esforço para partilhar a beleza deste paraíso subaquático com o público, os cientistas do MBARI trabalharam com designers da Frame 48, uma empresa de pós-produção com sede em Los Angeles, para transformar os dados que colheram numa animação.

“O nosso objetivo era destilar estas duas décadas de trabalho numa animação de dois minutos que captura a majestade deste mundo subaquático que tão poucas pessoas conseguem ver”, disse Davie Caress, engenheiro-chefe do MBARI, que ajudou a supervisionar o projeto, em comunicado. “É a segunda melhor coisa a visitar pessoalmente Sur Ridge.”

No entanto, compilar estas imagens não foi uma tarefa fácil. “Como o MBARI tem uma grande coleção de conjuntos de dados, cada um com uma resolução e área de cobertura diferentes, tivemos de criar alguns métodos diferentes para visualizar e combinar os dados corretamente num ambiente gerado por computador”, disse Tom Teller, produtor executivo que liderou a equipa da Frame 48.

“A animação final reflete muito a combinação de arte e ciência para mostrar a incrível geologia, biologia e ecologia de Sur Ridge”, concluiu Teller.

Estes mapas de Sur Ridge são essenciais para ajudar os cientistas a entender melhor os processos geológicos, como deslizamentos de terra subaquáticos, e para monitorizar a saúde dos oceanos, incluindo os impactos das mudanças climáticas nos animais marinhos que vivem naquela área.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boas Noites, senhores jornalistas e Editore deste site, venho por este meioalertar-vos para uma repetição de videos entre nopticias. Na noticia sobre o fundo do mar da California o site repete o video da noticia sobre a primeira respiração de um Bebé que como devem comprender nada tem a ver com a noticia em causa. grato pela vossa atenção comprimentos cordiais.

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …