Vaticano suspeita que Cardeal pagou apartamento de luxo com donativos de crianças doentes

catholicism / Flickr

O Cardeal Tarcisio Bertone (à direita)

Há mais um escândalo a assombrar o Vaticano. Desta feita, por causa de obras de restauro, de quase meio milhão de euros, num apartamento habitado pelo Cardeal Tarcísio Bertone, havendo suspeitas de desvio de dinheiro de uma Fundação que apoia crianças doentes.

O caso já está a ser investigado pelos tribunais do Vaticano e, enquanto se elogia a rápida intervenção da Santa Sé, também surge o alerta de que se poderá estar a abrir uma verdadeira Caixa de Pandora, com implicações que podem chegar às mais altas figuras da Igreja.

A investigação centra-se no alegado uso de 422 mil euros dos fundos da Fundação do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, que visa apoiar crianças doentes, para a restauração do apartamento habitado pelo Cardeal Bertone, ex-Secretário de Estado do Vaticano, e que é propriedade do Governatorato do Vaticano.

Em jogo estão “crimes gravíssimos”, revela o jornal italiano Espresso, que divulga cartas comprometedoras para os envolvidos, nomeadamente para o Cardeal. A acusação dos juízes do Vaticano menciona “peculato, apropriação e uso ilícito de dinheiro“.

As obras terão custado 422 mil euros, um valor que não foi pago directamente à empresa que fez o restauro, a Castelli Re.

O dinheiro terá sido transferido para uma holding britânica com sede em Londres, a LG Concractor Ltd, que será controlada por um amigo pessoal do Cardeal Bertone, Gianantonio Bandera, que também é o proprietário da Castelli Re.

O Cardeal tem negado o conhecimento do envolvimento de qualquer verba da Fundação e diz inclusivamente ter pago “300 mil euros” do seu bolso. Mas o Espresso divulga cartas que asseveram que ele estava a par do uso dos fundos do hospital pediátrico nas obras.

Numa dessas missivas, o ex-presidente do hospital, Giuseppe Profiti, oferece-se para pagar as obras do apartamento habitado pelo Cardeal, através da Fundação sem fins lucrativos dedicada ao apoio de crianças doentes, em troca de este acolher naquela habitação “encontros institucionais”.

Um dia depois, o Cardeal terá respondido à carta aceitando a oferta e enviando uma “lista de pedidos”, salienta o jornal italiano.

Bertone tinha reagido ao seu envolvimento no caso como “uma calúnia”.

“Paguei 300 mil euros do meu bolso, segundo as facturas que me mandou o Governatorato, proprietário do imóvel. Sobre os 200 mil da Fundação? Não vi nada. E excluo em absoluto ter dado quaisquer indicações à Fundação para algum pagamento”, disse o Cardeal.

Outra dúvida que surge, à luz das palavras de Bertone, é que ou está a mentir, mais uma vez, quando diz que pagou o valor, com o conluio de elementos do Governatorato, ou o construtor recebeu 422 mil euros da Fundação, mais os 300 mil euros do Cardeal.

Na investigação aberta pelo Vaticano constam apenas os nomes de Giuseppe Profiti e do ex-tesoureiro do hospital, Massimo Spina.

Mas muito dificilmente o Cardeal Bertone sairá ileso do caso.

Por ser Cardeal, só poderá ser julgado pelo Tribunal de Cassação da Cidade do Vaticano e se isso vier a acontecer, será o primeiro caso da história da Santa Sé.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o Cardeal “tem negado desconhecimento absoluto do envolvimento de qualquer verba”, então confirma esse envolvimento …
    Vale a pena ter mais cuidado com a redacção dos textos …

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …