/

Vaticano já escolheu quem vai confirmar a morte do Papa

4

O Vaticano comunicou esta quinta-feira a escolha de um novo camerlengo. O cardeal selecionado é responsável por confirmar a morte do Papa. 

O cargo, que estava desocupado desde a morte do cardeal Tauran, passa a ser ocupado pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, que é também o responsável pelo dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Kevin Farrell, de 71 anos, tornou-se conhecido dos portugueses por ter sido o escolhido para anunciar oficial e publicamente a escolha de Lisboa para organizar a próxima Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em 2022.

O camerlengo é quem verifica oficialmente a morte do Papa anterior, tradicionalmente batendo a cabeça do pontífice três vezes com um martelo de prata e gritando o seu nome.  Em caso de morte papa, é ainda ele quem é responsável por remover o anel pontifício e cortá-lo. Depois, tranca a residência papal e o escritório, de acordo com a agência Reuters.

Enquanto não for eleito um novo Papa, o camerlengo age como soberano, embora as suas responsabilidades sejam muito limitadas, uma vez que não pode tomar grandes decisões nem alterar os ensinamentos da Igreja.

O cardeal Kevin Farrell nasceu em Dublin, mas grande parte da sua carreira eclesiástica foi passada nos Estados Unidos, onde chegou a ser bispo auxiliar de Washington, entre 2001 e 2007.

Em 2013, Bento XVI tornou-se o primeiro papa em seis séculos a renunciar o cargo. Tauran começou os seus deveres no dia em que a renúncia entrou em vigor. O Papa Francisco, apesar dos seus 81 anos, parece estar de boa saúde.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.