Vaticano já escolheu quem vai confirmar a morte do Papa

O Vaticano comunicou esta quinta-feira a escolha de um novo camerlengo. O cardeal selecionado é responsável por confirmar a morte do Papa. 

O cargo, que estava desocupado desde a morte do cardeal Tauran, passa a ser ocupado pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, que é também o responsável pelo dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Kevin Farrell, de 71 anos, tornou-se conhecido dos portugueses por ter sido o escolhido para anunciar oficial e publicamente a escolha de Lisboa para organizar a próxima Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em 2022.

O camerlengo é quem verifica oficialmente a morte do Papa anterior, tradicionalmente batendo a cabeça do pontífice três vezes com um martelo de prata e gritando o seu nome.  Em caso de morte papa, é ainda ele quem é responsável por remover o anel pontifício e cortá-lo. Depois, tranca a residência papal e o escritório, de acordo com a agência Reuters.

Enquanto não for eleito um novo Papa, o camerlengo age como soberano, embora as suas responsabilidades sejam muito limitadas, uma vez que não pode tomar grandes decisões nem alterar os ensinamentos da Igreja.

O cardeal Kevin Farrell nasceu em Dublin, mas grande parte da sua carreira eclesiástica foi passada nos Estados Unidos, onde chegou a ser bispo auxiliar de Washington, entre 2001 e 2007.

Em 2013, Bento XVI tornou-se o primeiro papa em seis séculos a renunciar o cargo. Tauran começou os seus deveres no dia em que a renúncia entrou em vigor. O Papa Francisco, apesar dos seus 81 anos, parece estar de boa saúde.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …