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Varredor de rua autónomo limpa ruas da cidade em Helsínquia

Depois de revelar pela primeira vez um varredor de rua elétrico totalmente autónomo no ano passado, a Trombia Technologies, da Finlândia, chegou às ruas de Helsínquia.

A limpeza das ruas é parte integrante do sistema de gestão de resíduos sólidos. Em geral, é aplicada a varredura manual por um trabalhador individual ou um grupo, lavagem com mangueira ou varredura com máquina ou lavagem. É uma ocupação perigosa por ser conduzida no trânsito e por lidar com sujidade e resíduos, com a possibilidade de infecção e cortes de vidros quebrados.

No entanto, como muitas coisas no futuro, os trabalhos de limpeza também serão feitos de forma autónoma. Em Helsínquia, foi lançado um teste piloto onde o robô de limpeza Trombia Free varrerá as ruas da capital finlandesa.

O Trombia Free tem a aparência de um aspirador de pó robótico de grandes dimensões ou cortador de relva, medindo cerca de 3,52 metros de comprimento e 2,3 de largura, embora esse tamanho possa aumentar para 3 metros com duas vassouras.

O Trombia Free usa LiDAR e tecnologia de visão de máquina para limpar as ruas e caminhos da cidade, é capaz de evitar obstáculos por conta própria e consegue operar em todos os climas, dia e noite.

A função deste robô é mover-se lentamente pelas ruas da cidade, limpando o caminho.

Embora o varredor elétrico de rua possa atingir até 10 quilómetros por hora, está limitado a entre 2 e 6 quilómetros por hora para varrer e remover poeira, de acordo com o NewAtlas.

Segundo a empresa finlandesa, o robô usa menos de 15% da energia exigida pelas atuais tecnologias de varredura de sucção pesada, que formam entre 6 a 10 quilowatts por hora de energia para limpeza urbana, onde grandes lavadores de rua a diesel podem usar entre 70 a 130 quilowatts por hora.

Para operações regulares de limpeza de ruas urbanas, a bateria do Trombia Free é considerada boa para entre 8,5 e 17 horas por carga – ou entre 4 e 8 horas para varredura contínua de alta potência.

Além disso, estão disponíveis opções de bateria de ião de lítio de 45,6 ou 91,2 quilowatts por hora.

A empresa espera realizar até 10 programas-piloto antes da pré-venda no final deste ano e da disponibilidade comercial no primeiro trimestre de 2022.

Maria Campos, ZAP //

 

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