//

Varoufakis vem a Portugal dar “lição” sobre democracia

6

Alexandros Vlachos / EPA

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, durante um encontro do Syriza no parlamento grego

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, durante um encontro do Syriza no parlamento grego

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai estar no dia 17 de outubro na Universidade de Coimbra para falar sobre a “Democratização da zona euro”, no arranque dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais (CES).

De acordo com a informação veiculada pelo CES da Universidade de Coimbra, o economista e ex-governante grego que se demitiu no dia 6 de julho, antes de a Grécia chegar a acordo com o Eurogrupo para um novo resgate ao país, será o conferencista convidado da aula inaugural dos doutoramentos que o centro desenvolve em parceria com outras universidades portuguesas e estrangeiras.

Segundo a nota biográfica da instituição, Yanis Varoufakis nasceu em Atenas a 24 de março de 1961 e tem dupla nacionalidade, grega e australiana.

Licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex, Reino Unido, em 1987, onde prosseguiu a carreira como professor de Economia e Econometria.

Depois de lecionar também em East Anglia, Cambridge, Glasgow, Texas e Sydney, decidiu em 2000 regressar à Grécia para ensinar Teoria Económica na Universidade de Atenas.

“Os seus temas de interesse centram-se sobre as questões relacionadas com a calamidade em curso na Grécia, a zona euro, o futuro da Europa, a economia global (especialmente no contexto da crise de 2008), o pensamento económico, o dinheiro digital e as tendências no capitalismo contemporâneo”, destaca o CES.

/Lusa

6 Comments

  1. Fonte impensável… Anti Europa, anti Euro, anti Nato, anti alianças, anti tratados, “Negociar (chantagear) com parceiros europeus e nas costas bater à porta dos Russos”… Com direito a “trombone” em Portugal !?!
    Teorização da democracia na Universidade de Coimbra por descarado bloquismo e radicalismo contra os interesses do estado português e de mais de 80% dos Portugueses não esquecendo actualmente contra mais de metade dos conterrâneos Gregos e o próprio Tsypras!

    • A minha “socialização política” reside na matriz de 80% dos Portugueses e tenha isso como senso comum!
      “No sense” são tias sacerdotisas de Vesta quais virgens de Vestal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.