Varoufakis salvo pela mulher de ataque de anarquistas em restaurante

Valda Kalnina / EPA

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, foi esta terça-feirta atacado por um grupo de anarquistas quando jantava com a mulher, num restaurante no bairro de Exarchia, no centro de Atenas, considerado um bastião dos anarquistas gregos.

Num comunicado divulgado hoje de manhã, Yanis Varoufakis afirma que jantava com a mulher e uma amiga quando um grupo entrou na sala e lançou objetos de vidro na direção dos três, ao mesmo tempo que gritava insultos.

“Eles não nos queriam magoar”, mas obrigá-los a sair de “uma maneira um pouco humilhante”, escreveu o ministro.

Segundo relata Varoufakis, a mulher, a artista plástica Danae Stratou, protegeu-o dos objetos lançados abraçando-o e virando-se de costas para os agressores.

Segundo Katerina Akrivopoulou, uma jornalista que falou com o ministro após o incidente, 10 jovens irromperam na sala “gritando qualquer coisa como o que fazes aqui, esta é a nossa zona” e “não voltes a Exarchia enquanto fores político“.

O grupo não chegou a tocar no ministro e acabou por sair do restaurante, sem contudo se afastar. Ao abandonar o local, Varoufakis “iniciou um diálogo com eles”-

“Falei com cinco ou seis deles, os que estavam mais irritados” e, depois de um quarto de hora de discussão, “intensa mas não violenta”, “o ambiente acalmou e pudemos ir embora”, relatou no comunicado.

A resposta à raiva destas pessoas não pode ser nem a fuga nem a repressão violenta”, concluiu o ministro, dando a entender que a polícia não foi chamada ao local.

Yanis Varoufakis e Danae Stratou foram notícia no passado mês de março, depois de uma sessão fotográfica do casal para a Paris-Match ter gerado controvérsia nas redes sociais.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres. Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange …

Biden já recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19

O Presidente dos Estados Unidos recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, em direto na televisão, para encorajar os norte-americanos elegíveis a fazerem o mesmo. Os Estados Unidos autorizaram, na semana …

Pandemia custou 5 mil milhões de euros até Agosto (mas Leão pode ter uma boa notícia a fechar o ano)

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros, de Janeiro a Agosto, e o défice das contas públicas agravou-se em 550 milhões de euros. Mas as contas estão agora mais controladas e …

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …