Sessão fotográfica de Yanis Varoufakis gera polémica

Twitter

Foto-reportagem de Yanis Varoufakis na Paris-Match origina composições satíricas nas redes sociais

Foto-reportagem de Yanis Varoufakis na Paris-Match origina composições satíricas nas redes sociais

Yanis Varoufakis passou de radical de esquerda a estrela das revistas cor-de-rosa. O ministro das Finanças da Grécia está no centro de todas as críticas, depois de uma foto-reportagem da Paris Match, onde abre as portas da sua casa com vista para a Acrópole.

As imagens, onde Varoufakis aparece com a esposa Danae Stratou em poses típicas das revistas cor-de-rosa, têm sido alvo de muitos comentários e até de algumas composições caricatas no Photoshop. Muitos criticam o facto de o ministro grego mostrar a sua vida confortável quando o seu país atravessa uma dura crise que ele tenta resolver, com as intrincadas negociações com a União Europeia.

O político de 53 anos surge a tocar ao piano, a servir salada à mulher e a posar com ela no terraço da casa que era da sogra, com a Acrópole por trás. Imagens que levam alguns a questionar se tudo isto é um “apoio insensível” ao estilo de vida burguês ou simplesmente “revoltantemente foleiro”.

Também há quem cite a “dívida”, a “pobreza” e o “desemprego jovem de 60%” que afectam a Grécia para atestar a indelicadeza das fotografias com Varoufakis.

Twitter

Foto-reportagem de Yanis Varoufakis na Paris-Match gera críticas.

Foto-reportagem de Yanis Varoufakis na Paris-Match gera críticas.

Curiosas são também as palavras de Yanis Varoufakis, na entrevista concedida à revista, sobre a sua condição de estrela da política grega.

“Eu desprezo o “sistema estrela”. É sempre o corolário de um déficit democrático e de um déficit de valores. Que eu faça parte dele, daqui para a frente, é, para mim, uma grande fonte de preocupação e de descontentamento. O lado bom é que estou protegido pela quantidade de trabalho que tenho”, diz o ministro das Finanças grego na Paris-Match.

“Não tenho tempo para ler os jornais, nem para ver televisão. Estou atordoado. Não quero combater este sistema estrela, porque combatê-lo é alimentá-lo. Só posso privá-lo de oxigénio”, salienta o ministro.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. São todos farinha do mesmo saco, de esquerda na Boca, de direita do coração e nas acções, falam todos contra os ricos , mas o que os faz falar é a inveja e o desejo de ter mais do que os outros, ma cabeça destes gajos, há sempre um agradecimento a Deus por existirem carenciados e um pedido a Deus que continuem a haver pobres, só assim saltam para a ribalta e se tornam capa das revistas cor de rosa, bar da mi erda!

  2. Parafraseio:
    Prefiro um ministro das finanças que aparenta ter um estilo de vida “jet7″ mas defende o seu povo, do que um primeiro-ministro que aparenta ter um estilo de
    vida “remediado”, mas é um lacaio da alta finança.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …