Varoufakis recua na promessa de aumentar salário mínimo

EU Council Eurozone / Flickr

Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Depois de Alexis Tsipras ter dito que não tinha pressa para ceder à vontade dos credores, a Grécia é forçada a recuar. Na nova proposta de Yanis Varoufakis, que vai ser enviada esta quinta-feira, não consta a referência à subida do salário mínimo.

O extremar de posições parecia excluir qualquer possibilidade de acordo, e após a última reunião do Eurogrupo, a Grécia falava mesmo de uma “proposta inaceitável”.

No entanto, a pressão dos mercados obrigou o governo grego a dar um passo atrás nas suas intenções. O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, confirmou à televisão alemã ZDF que vai pedir uma extensão do acordo com os credores.

“Temos de estender o acordo dos empréstimos por alguns meses de forma a termos estabilidade suficiente para negociar um novo acordo entre a Grécia e a Europa”, disse Varoufakis, admitindo também que da parte do Eurogrupo “haverá obviamente três ou quatro condições” a que terá de ceder.

Na passada sexta-feira, Varoufakis garantia que “relativamente ao salário mínimo, o Governo irá repô-lo gradualmente até ao nível de 2012 de setembro em diante e após consultar os empregadores e os sindicatos”.

Mas segundo o Dinheiro Vivo, entre as condições em que a Grécia estará disposta a ceder, consta a questão da subida imediata do salário mínimo, de 586 para 751 euros, promessa eleitoral do Syriza que desapareceu do discurso de Varoufakis perante os colegas do Eurogrupo.

Outra das concessões do governo grego diz respeito ao haircut da dívida. Segundo garante o Governo grego, “não será tomada qualquer ação no sentido de um haircut do valor facial dos empréstimos” concedidos pelos credores, uma vez que, pelas contas de Varoufakis “até nem é preciso“.

O objetivo do executivo de Tsipras é ganhar tempo para implementar as reformas prometidas nas eleições para o Parlamento.

Fontes citadas pela agência Reuters garantem, no entanto, que o governo alemão não está aberto a negociar os prazos dos empréstimos à Grécia.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lol. Mas estávamos à espera de quê? Que sem ovos a Grécia fizesse deliciosas Omeletes?
    Nááá… Isso é impossível.
    E a seguir, todas as cartas irão cair, os castelos de areia ruir e as promessas adiadas para «Dia de São Nunca à tarde»…. A realidade sobrepõe-se sempre aos melhores sonhos que tenhamos.
    O que escusavam era de andar a atear fogos fátuos por esse mundo fora e agora verem que o que tinham era uma mão cheia de nada e a outra cheia de coisa nenhuma.
    Incendiaram consciências inconscientes que viveram um sonho impossível de realizar.
    Agora resta-lhes seguir o bom exemplo português que tanto nos tem custado a engolir e a pagar.

  2. Qual bom exemplo? o de continuar a explorar os pobres par continuar a pagar rendas à EDP, ou o de continuar a aumentar o numero de ricos á custa da fome da População, ou talvez as PPP que tal dar-lhes mais uns milhões, não custa nada é só cortar mais umas Pensões.

    Povinho triste o nosso, vá continua a a votar nos três partidinhos da vida airada., e sente-se esperando que isto melhore , sente-se por que senão vai cair de cansado.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …