Varoufakis recua na promessa de aumentar salário mínimo

EU Council Eurozone / Flickr

Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Depois de Alexis Tsipras ter dito que não tinha pressa para ceder à vontade dos credores, a Grécia é forçada a recuar. Na nova proposta de Yanis Varoufakis, que vai ser enviada esta quinta-feira, não consta a referência à subida do salário mínimo.

O extremar de posições parecia excluir qualquer possibilidade de acordo, e após a última reunião do Eurogrupo, a Grécia falava mesmo de uma “proposta inaceitável”.

No entanto, a pressão dos mercados obrigou o governo grego a dar um passo atrás nas suas intenções. O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, confirmou à televisão alemã ZDF que vai pedir uma extensão do acordo com os credores.

“Temos de estender o acordo dos empréstimos por alguns meses de forma a termos estabilidade suficiente para negociar um novo acordo entre a Grécia e a Europa”, disse Varoufakis, admitindo também que da parte do Eurogrupo “haverá obviamente três ou quatro condições” a que terá de ceder.

Na passada sexta-feira, Varoufakis garantia que “relativamente ao salário mínimo, o Governo irá repô-lo gradualmente até ao nível de 2012 de setembro em diante e após consultar os empregadores e os sindicatos”.

Mas segundo o Dinheiro Vivo, entre as condições em que a Grécia estará disposta a ceder, consta a questão da subida imediata do salário mínimo, de 586 para 751 euros, promessa eleitoral do Syriza que desapareceu do discurso de Varoufakis perante os colegas do Eurogrupo.

Outra das concessões do governo grego diz respeito ao haircut da dívida. Segundo garante o Governo grego, “não será tomada qualquer ação no sentido de um haircut do valor facial dos empréstimos” concedidos pelos credores, uma vez que, pelas contas de Varoufakis “até nem é preciso“.

O objetivo do executivo de Tsipras é ganhar tempo para implementar as reformas prometidas nas eleições para o Parlamento.

Fontes citadas pela agência Reuters garantem, no entanto, que o governo alemão não está aberto a negociar os prazos dos empréstimos à Grécia.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lol. Mas estávamos à espera de quê? Que sem ovos a Grécia fizesse deliciosas Omeletes?
    Nááá… Isso é impossível.
    E a seguir, todas as cartas irão cair, os castelos de areia ruir e as promessas adiadas para «Dia de São Nunca à tarde»…. A realidade sobrepõe-se sempre aos melhores sonhos que tenhamos.
    O que escusavam era de andar a atear fogos fátuos por esse mundo fora e agora verem que o que tinham era uma mão cheia de nada e a outra cheia de coisa nenhuma.
    Incendiaram consciências inconscientes que viveram um sonho impossível de realizar.
    Agora resta-lhes seguir o bom exemplo português que tanto nos tem custado a engolir e a pagar.

  2. Qual bom exemplo? o de continuar a explorar os pobres par continuar a pagar rendas à EDP, ou o de continuar a aumentar o numero de ricos á custa da fome da População, ou talvez as PPP que tal dar-lhes mais uns milhões, não custa nada é só cortar mais umas Pensões.

    Povinho triste o nosso, vá continua a a votar nos três partidinhos da vida airada., e sente-se esperando que isto melhore , sente-se por que senão vai cair de cansado.

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …