Varoufakis recua na promessa de aumentar salário mínimo

EU Council Eurozone / Flickr

Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Depois de Alexis Tsipras ter dito que não tinha pressa para ceder à vontade dos credores, a Grécia é forçada a recuar. Na nova proposta de Yanis Varoufakis, que vai ser enviada esta quinta-feira, não consta a referência à subida do salário mínimo.

O extremar de posições parecia excluir qualquer possibilidade de acordo, e após a última reunião do Eurogrupo, a Grécia falava mesmo de uma “proposta inaceitável”.

No entanto, a pressão dos mercados obrigou o governo grego a dar um passo atrás nas suas intenções. O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, confirmou à televisão alemã ZDF que vai pedir uma extensão do acordo com os credores.

“Temos de estender o acordo dos empréstimos por alguns meses de forma a termos estabilidade suficiente para negociar um novo acordo entre a Grécia e a Europa”, disse Varoufakis, admitindo também que da parte do Eurogrupo “haverá obviamente três ou quatro condições” a que terá de ceder.

Na passada sexta-feira, Varoufakis garantia que “relativamente ao salário mínimo, o Governo irá repô-lo gradualmente até ao nível de 2012 de setembro em diante e após consultar os empregadores e os sindicatos”.

Mas segundo o Dinheiro Vivo, entre as condições em que a Grécia estará disposta a ceder, consta a questão da subida imediata do salário mínimo, de 586 para 751 euros, promessa eleitoral do Syriza que desapareceu do discurso de Varoufakis perante os colegas do Eurogrupo.

Outra das concessões do governo grego diz respeito ao haircut da dívida. Segundo garante o Governo grego, “não será tomada qualquer ação no sentido de um haircut do valor facial dos empréstimos” concedidos pelos credores, uma vez que, pelas contas de Varoufakis “até nem é preciso“.

O objetivo do executivo de Tsipras é ganhar tempo para implementar as reformas prometidas nas eleições para o Parlamento.

Fontes citadas pela agência Reuters garantem, no entanto, que o governo alemão não está aberto a negociar os prazos dos empréstimos à Grécia.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lol. Mas estávamos à espera de quê? Que sem ovos a Grécia fizesse deliciosas Omeletes?
    Nááá… Isso é impossível.
    E a seguir, todas as cartas irão cair, os castelos de areia ruir e as promessas adiadas para «Dia de São Nunca à tarde»…. A realidade sobrepõe-se sempre aos melhores sonhos que tenhamos.
    O que escusavam era de andar a atear fogos fátuos por esse mundo fora e agora verem que o que tinham era uma mão cheia de nada e a outra cheia de coisa nenhuma.
    Incendiaram consciências inconscientes que viveram um sonho impossível de realizar.
    Agora resta-lhes seguir o bom exemplo português que tanto nos tem custado a engolir e a pagar.

  2. Qual bom exemplo? o de continuar a explorar os pobres par continuar a pagar rendas à EDP, ou o de continuar a aumentar o numero de ricos á custa da fome da População, ou talvez as PPP que tal dar-lhes mais uns milhões, não custa nada é só cortar mais umas Pensões.

    Povinho triste o nosso, vá continua a a votar nos três partidinhos da vida airada., e sente-se esperando que isto melhore , sente-se por que senão vai cair de cansado.

RESPONDER

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …