Varoufakis prometeu a Lagarde que pagava a tranche de 9 de abril

WEF / Wikimedia

Christine Lagarde, Diretora do FMI

Christine Lagarde, Diretora do FMI

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, anunciou, este domingo, que a Grécia se comprometeu a pagar a dívida ao FMI, no valor de 450 milhões de euros, até ao próximo dia 9 de abril.

O anúncio foi feito depois do “encontro informal” sobre o programa de reformas de Atenas, mantido com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, em Washington, precisamente a poucos dias do fim do prazo de pagamento do referido empréstimo ao FMI.

“O ministro Varoufakis e eu trocámos impressões sobre os atuais desenvolvimentos e ambos concordamos que a cooperação efetiva é do interesse de todos. Constatamos que a incerteza contínua não é do interesse da Grécia, pelo que me congratulo com a confirmação feita pelo ministro de que o pagamento devido ao Fundo será efetuado no próximo dia 9 de abril“, afirmou Christine Lagarde, citada num comunicado publicado no portal do FMI.

O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, já tinha reafirmado, no sábado, que a Grécia dispõe de dinheiro suficiente para pagar esse empréstimo, bem como salários, pensões e outros compromissos devidos ao longo da próxima semana.

“Manifestei o meu apreço relativamente ao compromisso do ministro de melhorar a capacidade das equipas técnicas em trabalhar com as autoridades para a realização das devidas diligências em Atenas, e de melhorar as discussões políticas com as equipas em Bruxelas”, disse a diretora-geral do FMI, indicando que ambas retomam hoje a sua atividade.

“Reiterei que o Fundo mantém-se comprometido em trabalhar com as autoridades para ajudar a Grécia a regressar ao caminho sustentável de crescimento e emprego”, concluiu Christine Lagarde.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Galambas (PS) mais siriza que o próprio: Enquanto as decisões europeias têm sido por unanimidade, para aquele porta-voz, a europa perdeu a oportunidade de mudar…”se a casa está a arder não se lhe atira mais gasolina”… Um mimo em política de fundo.

RESPONDER

Trump assegura que drone iraniano foi abatido. Mas Irão nega o ataque

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países. O Presidente norte-americano considerou …

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …