Varoufakis prometeu a Lagarde que pagava a tranche de 9 de abril

WEF / Wikimedia

Christine Lagarde, Diretora do FMI

Christine Lagarde, Diretora do FMI

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, anunciou, este domingo, que a Grécia se comprometeu a pagar a dívida ao FMI, no valor de 450 milhões de euros, até ao próximo dia 9 de abril.

O anúncio foi feito depois do “encontro informal” sobre o programa de reformas de Atenas, mantido com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, em Washington, precisamente a poucos dias do fim do prazo de pagamento do referido empréstimo ao FMI.

“O ministro Varoufakis e eu trocámos impressões sobre os atuais desenvolvimentos e ambos concordamos que a cooperação efetiva é do interesse de todos. Constatamos que a incerteza contínua não é do interesse da Grécia, pelo que me congratulo com a confirmação feita pelo ministro de que o pagamento devido ao Fundo será efetuado no próximo dia 9 de abril“, afirmou Christine Lagarde, citada num comunicado publicado no portal do FMI.

O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, já tinha reafirmado, no sábado, que a Grécia dispõe de dinheiro suficiente para pagar esse empréstimo, bem como salários, pensões e outros compromissos devidos ao longo da próxima semana.

“Manifestei o meu apreço relativamente ao compromisso do ministro de melhorar a capacidade das equipas técnicas em trabalhar com as autoridades para a realização das devidas diligências em Atenas, e de melhorar as discussões políticas com as equipas em Bruxelas”, disse a diretora-geral do FMI, indicando que ambas retomam hoje a sua atividade.

“Reiterei que o Fundo mantém-se comprometido em trabalhar com as autoridades para ajudar a Grécia a regressar ao caminho sustentável de crescimento e emprego”, concluiu Christine Lagarde.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Galambas (PS) mais siriza que o próprio: Enquanto as decisões europeias têm sido por unanimidade, para aquele porta-voz, a europa perdeu a oportunidade de mudar…”se a casa está a arder não se lhe atira mais gasolina”… Um mimo em política de fundo.

RESPONDER

Anúncios para crianças vão banir alimentos com mais açúcar, sal e gorduras

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas …

Eleições em Moçambique. Dirigente local da oposição e marido abatidos a tiro

Uma dirigente local da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, e o seu marido foram abatidos a tiro por desconhecidos no interior de Moçambique, sendo o mais recente caso conhecido de homicídio de …

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …