Varoufakis pode ser julgado por alta traição por planear roubo de dados

Yannis Kolesidis / EPA

O ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O Supremo Tribunal da Grécia solicitou ao Parlamento do país que analise se há motivos para levantar a imunidade parlamentar de Yanis Varoufakis, o ex-ministro das Finanças e actual deputado, por causa da gravação onde fala do seu Plano B para o caso de a Grécia deixar a Zona Euro.

Essa gravação polémica começa a surtir os primeiros efeitos e o Procurador-Geral da República grego, Euterpe Koutzamani, admite também abrir um processo contra Varoufakis que planeou com um amigo copiar os dados dos contribuintes e das empresas gregas para criar um sistema financeiro paralelo.

O ex-ministro das Finanças pode assim vir a ser acusado de “alta traição”, segundo avança a Agência Efe.

Varoufakis já foi alvo de duas queixas por “traição” e “gestão danosa” por parte do presidente da Câmara de Stylida e líder do partido Teleia, Apostolos Gletsos, e do advogado Panayiotis Giannopoulos, que imputam ao ex-ministro a responsabilidade por prejuízos de 11 mil milhões de euros e de 20,8 mil milhões, respectivamente, que dizem ter infligido directamente ao país enquanto esteve no cargo.

Entretanto, Varoufakis comentou a famigerada gravação numa publicação no seu blogue, deixando críticas à comunicação social pelo que denomina como “artigos rebuscados” e com “referências erróneas”, frisando que “procuraram a confusão e contribuíram para a desinformação induzida pelos média”.

“O grupo de trabalho do Ministro das Finanças trabalhou exclusivamente dentro dos princípios da política do governo e as suas recomendações visaram sempre o interesse público, respeitando as leis do país, e manter a nação na Zona Euro”, escreve ainda Varoufakis no depoimento.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. De um político ultra radical de esquerda caviar (como também temos por cá) não se podia esperar outra coisa que não roubar os dados de todos os contribuintes gregos e utilizar meios abusivos para atingir os seus fins. Gente deste calibre devia estar atrás das grades por desejar a ruina dos seus países (lá como cá).
    De acordo com processos que tem contra si, terá arruinado a Grécia em 20 mil milhões de Euros nos 6 meses em que foi ministro das finanças. Sem o Siriza a Grécia estaria muito melhor e a recuperar. É o que dá os experimentalismos. Esperamos que o povo grego não volte a ser estúpido como demonstrou ao eleger gentalha desta para governar.

  2. E por cá o partido bloquista revolucionário de extrema esquerda radical de aviário das tias os fins sempre justificam os meios… Por acaso (?!?) o partido com mais tempos de antena… Basta baixar o tom, exibir carinha laroca, ar agélico e arrebanhar!

  3. Agora só a Catarina Martins com os aplausos do Jerónimo de Sousa e do António Costa é que conseguirá entrar em Atenas e pôr toda a cidade revoltada e vandalizada exigindo inocência e heroicidade para este aventureiro da desgraça.

  4. Na verdade o Varoufakis Grego e os que criticaram, ou seja deram e venderam de barato a dignidade portuguesa, criticado a actuação do governo relativamente à politica seguida e atitude responsável relativamente ao povo Grego, por solidariedade politica, também deveriam fazer companhia a este senhor, Varoufakis. Aqueles abraços com muito tabaco e suor..será que não dá jeito repetir e ficar coladinho de uma vez por todas? Cá o senso de justiça do Zé Povinho Português, diz que sim, dava muito jeito. Havia menos poluição sonora e mais saúde mental.
    A mensagem deste senhor para o governo Português;
    “A democracia, funciona!” Catarina e acompanhantes do BE, António Costa, PCP, Os verdes…logo de pé a aplaudir. Aplaudir porque sabiam o que estavam a aplaudir…o conceito de democracia que apoio na integra e na totalidade. O conceito do Varoufakis.
    A comprovar é a realidade, mais nada! Colocaram 3 vezes cá a Troica e os outros é que são inresponsaveis?
    A nossa moda, do Zé Povinho, querem fiado..tomem lá o manguito!
    Povo, não se iludam…com malabarices e artistisses, mais tarde torcem a orelha e não deita sangue.
    Este artistas fazem tudo para nos enganar e ludibriar, é o modo de vida deles..acordem!
    Ouvi falar em milhões oferecidos a um clube de futebol de Lisboa, com respeito por este, e famílias com muitas dificuldades a serem despejadas…enfim, só um bom artista é capaz de tal..enfim!

  5. Realmente, a culpa de tudo que aconteceu na Grécia (e um pouco por todo o lado), é do Varoufakis…
    Roubar dados, que malandro…
    Se roubasse uns milhares de milhões, atirando populações para a miséria, enriquecendo “meia-dúzia”; podia ser um herói…
    Já a restante corja, desde governantes até às altas instituições internacionais, são todos muito patrióticos, competentes e correctos…
    Por isso é que o mundo é perfeito…

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …