/

Revelada a gravação que desvenda plano B de Varoufakis

15

Alexandros Vlachos / EPA

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, durante um encontro do Syriza no parlamento grego

Yanis Varoufakis já não pode negar mais. A gravação em que fala do seu plano B, para o caso de a Grécia sair da Zona Euro, foi divulgada e nela ouve-se o ex-ministro das Finanças grego a falar de como pensava criar um sistema bancário paralelo ao Euro que implicava, nomeadamente, “roubar” os dados dos contribuintes.

A estratégia proposta por Yanis Varoufakis foi revelada pelo diário conservador grego Kathimerini este domingo, mas o ex-ministro das Finanças grego começou por negar tudo, considerando que eram “difamações“.

“A bem da transparência e para encorajar o diálogo”, como salienta a própria entidade, o Official Monetary and Financial Institutions Forum, OMFIF, resolveu divulgar a gravação áudio da chamada telefónica que originou a notícia do jornal grego e onde Varoufakis fala com investidores internacionais sobre este seu plano B.

Esta teleconferência, realizada no âmbito do OMFIF, ocorreu no passado dia 16 de Julho, dez dias após a sua demissão do cargo de ministro.

Varoufakis conta como recebeu “luz verde” do primeiro-ministro Alexis Tsipras para criar uma “equipa pequena”, dada a necessidade de manter as coisas em segredo, para engendrar um plano B que permitiria recuperar o Dracma da noite para o dia, caso a Grécia saísse da Zona Euro ou se os credores internacionais impusessem à Grécia o controle de capitais, como veio de facto a ocorrer, mas por iniciativa do governo grego.

Já se tinha noticiado que o Syriza tinha um plano secreto para sair do Euro e voltar ao Dracma, plano este que passaria pela detenção do presidente do Banco Central da Grécia.

Não se sabe se haveria alguma interligação entre esse plano e o do ex-ministro das Finanças, mas este revela, na mesma gravação, que autorizou um amigo a copiar para um dos seus computadores os dados fiscais dos cidadãos gregos e das empresas do país, com vista a criar esse tal sistema financeiro paralelo.

A ideia, como explica Varoufakis, era “criar clandestinamente contas secretas vinculadas ao número fiscal de cada contribuinte” para, a dada altura, se poder utilizar “este mecanismo paralelo de pagamento para quem deve dinheiro ou para pagar os impostos do Estado”.

Já depois de ter admitido a existência deste plano B, Varoufakis negou a ideia de que estava em causa um acto de pirataria informática aos dados dos cidadãos, considerando que era antes “um sistema de pagamentos por conta de terceiros” que “melhora a eficiência e reduz ao mínimo os atrasos da investigação do Estado para com os cidadãos e vice-versa”.

Ora ouça a gravação que está a deixar a política grega em alvoroço com a oposição a exigir explicações ao governo de Tsipras e a ameaçar levar Varoufakis a tribunal.

SV, ZAP

15 Comments

  1. “A bem da transparência e para encorajar o diálogo”, diz a OMFIF. O Oficial Monetário e Financeiro Instituições Forum é uma plataforma independente para o diálogo e pesquisa. Os funcionários estão vinculados por um Código de Ética e Conduta Profissional. No entanto, transcrevem conversas sigilosas. Os novos políticos gregos ainda não têm manha suficiente para detetar os espiões que os cercam. Este governo não serve para a Europa, tudo farão para os depor!!

  2. Quem é que acha que para resolver um problema só deve haver um plano? Não é normal ter um plano A e um plano B e até um plano C ?
    Quem são os sádicos que querem mesmo ver os gregos de calças na mão?

  3. Oh Catarina e companhia…não falas agora, ou também lá estiveram a dar um perninha na vigarice informática? Adorava ver a tua amiga a dar-lhe um abraço cheio de suor em directo na TV, aqui em Portugal.
    Acredita que és muito boa a captar o surfista de oportunidades, o distraído sem carácter e personalidade politica, aquele que dá jeito votar contra porque o obrigam a ser sério na vida…Mas cá o Zé Povinho já te conhece a pinta 🙂
    O Costa ainda te vai pedir para fazeres coligação para o poleiro…utopia, claro.
    Isto estava de vez entregue à bicharada como refere a comédia…
    Em Portugal há pessoa sérias, mas na verdade ainda há muitos surfistas de oportunidade politica, com o devido respeito pelo desporto, que é digno e faz bem à saúde!

  4. E esta última de terem mais uma vez a troika dentro de casa quando antes afirmavam nem vê-los mais! Isto antes de abrir a boca é mesmo aconselhável pensar o que se vai dizer para evitar fazer figura de palhaço!.

  5. Esta historia esta muito mal contada, com interpretantes que se desviam dos factos.

    Para começar, seria de enorme incompetência se o governo grego nao tivesse um plano de contingencia, especialmente com o Schäuble a sugerir para quem o quisesse ouvir que a Grecia devia sair do Euro, nem que fosse temporariamente. Houve ate ao dia do acordo, um risco muito serio que a Grecia saisse do Euro. Se nao tivessem ja em avancada accao um plano de introducao do dracma, seria um caos sem igual.

    Depois, segundo Varoufakis na gravacao, eles hackaram o systema informatico de pagamento e coleccao de impostos para terem o código informático que forma esse sistema. Nunca foi sugerido que os dados dos contribuintes sequer fossem vistos. O objetivo era usar o código para introduzir uma funcionalidade em que essa conta de contribuinte pudesse ser utilizada para pagamentos para outros contribuintes, e não só entre os contribuintes e o estado.
    E a diferença entre um plano sinistro de sequestrar dados dos contribuintes, e um plano benévolo do introduzir um sistema de pagamentos paralelo. Assumir que com o acesso ao sistema os dados dos contribuintes iam ser copiados e equivalente a assumir que qualquer funcionar informático a trabalhar no sistema teria acesso a esses dados, que num mundo pós-Snowden, e ridículo.

      • Percebeu? Partilha?
        O tal plano de criar um sistema vis a vis, acto de pirataria pura a roçar o terrorismo económico de estado para além de meter dentro quem viesse a opor-se-lhes?

  6. para os defensores do Syriza, da sua coragem, da democracia que vieram trazer à europa, aqui têm a desmontagem do “esquema”, roubar passwords de contribuintes, prender o governador do banco central grego, aqui temos terrorismo de estado e económico. É isto que querem para Portugal ? O simples facto de ter desmentido e dizer que eram calúnias, prova que as intenções não eram boas, mas a verdade veio acima. Espero que cada vez sejam menos em portugal os “idiotas” que defendem aqueles “terroristas”, “chantagistas” e incompetentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.