Revelada a gravação que desvenda plano B de Varoufakis

Alexandros Vlachos / EPA

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, durante um encontro do Syriza no parlamento grego

Yanis Varoufakis já não pode negar mais. A gravação em que fala do seu plano B, para o caso de a Grécia sair da Zona Euro, foi divulgada e nela ouve-se o ex-ministro das Finanças grego a falar de como pensava criar um sistema bancário paralelo ao Euro que implicava, nomeadamente, “roubar” os dados dos contribuintes.

A estratégia proposta por Yanis Varoufakis foi revelada pelo diário conservador grego Kathimerini este domingo, mas o ex-ministro das Finanças grego começou por negar tudo, considerando que eram “difamações“.

“A bem da transparência e para encorajar o diálogo”, como salienta a própria entidade, o Official Monetary and Financial Institutions Forum, OMFIF, resolveu divulgar a gravação áudio da chamada telefónica que originou a notícia do jornal grego e onde Varoufakis fala com investidores internacionais sobre este seu plano B.

Esta teleconferência, realizada no âmbito do OMFIF, ocorreu no passado dia 16 de Julho, dez dias após a sua demissão do cargo de ministro.

Varoufakis conta como recebeu “luz verde” do primeiro-ministro Alexis Tsipras para criar uma “equipa pequena”, dada a necessidade de manter as coisas em segredo, para engendrar um plano B que permitiria recuperar o Dracma da noite para o dia, caso a Grécia saísse da Zona Euro ou se os credores internacionais impusessem à Grécia o controle de capitais, como veio de facto a ocorrer, mas por iniciativa do governo grego.

Já se tinha noticiado que o Syriza tinha um plano secreto para sair do Euro e voltar ao Dracma, plano este que passaria pela detenção do presidente do Banco Central da Grécia.

Não se sabe se haveria alguma interligação entre esse plano e o do ex-ministro das Finanças, mas este revela, na mesma gravação, que autorizou um amigo a copiar para um dos seus computadores os dados fiscais dos cidadãos gregos e das empresas do país, com vista a criar esse tal sistema financeiro paralelo.

A ideia, como explica Varoufakis, era “criar clandestinamente contas secretas vinculadas ao número fiscal de cada contribuinte” para, a dada altura, se poder utilizar “este mecanismo paralelo de pagamento para quem deve dinheiro ou para pagar os impostos do Estado”.

Já depois de ter admitido a existência deste plano B, Varoufakis negou a ideia de que estava em causa um acto de pirataria informática aos dados dos cidadãos, considerando que era antes “um sistema de pagamentos por conta de terceiros” que “melhora a eficiência e reduz ao mínimo os atrasos da investigação do Estado para com os cidadãos e vice-versa”.

Ora ouça a gravação que está a deixar a política grega em alvoroço com a oposição a exigir explicações ao governo de Tsipras e a ameaçar levar Varoufakis a tribunal.

SV, ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. “A bem da transparência e para encorajar o diálogo”, diz a OMFIF. O Oficial Monetário e Financeiro Instituições Forum é uma plataforma independente para o diálogo e pesquisa. Os funcionários estão vinculados por um Código de Ética e Conduta Profissional. No entanto, transcrevem conversas sigilosas. Os novos políticos gregos ainda não têm manha suficiente para detetar os espiões que os cercam. Este governo não serve para a Europa, tudo farão para os depor!!

  2. Quem é que acha que para resolver um problema só deve haver um plano? Não é normal ter um plano A e um plano B e até um plano C ?
    Quem são os sádicos que querem mesmo ver os gregos de calças na mão?

  3. Oh Catarina e companhia…não falas agora, ou também lá estiveram a dar um perninha na vigarice informática? Adorava ver a tua amiga a dar-lhe um abraço cheio de suor em directo na TV, aqui em Portugal.
    Acredita que és muito boa a captar o surfista de oportunidades, o distraído sem carácter e personalidade politica, aquele que dá jeito votar contra porque o obrigam a ser sério na vida…Mas cá o Zé Povinho já te conhece a pinta 🙂
    O Costa ainda te vai pedir para fazeres coligação para o poleiro…utopia, claro.
    Isto estava de vez entregue à bicharada como refere a comédia…
    Em Portugal há pessoa sérias, mas na verdade ainda há muitos surfistas de oportunidade politica, com o devido respeito pelo desporto, que é digno e faz bem à saúde!

  4. E esta última de terem mais uma vez a troika dentro de casa quando antes afirmavam nem vê-los mais! Isto antes de abrir a boca é mesmo aconselhável pensar o que se vai dizer para evitar fazer figura de palhaço!.

  5. Esta historia esta muito mal contada, com interpretantes que se desviam dos factos.

    Para começar, seria de enorme incompetência se o governo grego nao tivesse um plano de contingencia, especialmente com o Schäuble a sugerir para quem o quisesse ouvir que a Grecia devia sair do Euro, nem que fosse temporariamente. Houve ate ao dia do acordo, um risco muito serio que a Grecia saisse do Euro. Se nao tivessem ja em avancada accao um plano de introducao do dracma, seria um caos sem igual.

    Depois, segundo Varoufakis na gravacao, eles hackaram o systema informatico de pagamento e coleccao de impostos para terem o código informático que forma esse sistema. Nunca foi sugerido que os dados dos contribuintes sequer fossem vistos. O objetivo era usar o código para introduzir uma funcionalidade em que essa conta de contribuinte pudesse ser utilizada para pagamentos para outros contribuintes, e não só entre os contribuintes e o estado.
    E a diferença entre um plano sinistro de sequestrar dados dos contribuintes, e um plano benévolo do introduzir um sistema de pagamentos paralelo. Assumir que com o acesso ao sistema os dados dos contribuintes iam ser copiados e equivalente a assumir que qualquer funcionar informático a trabalhar no sistema teria acesso a esses dados, que num mundo pós-Snowden, e ridículo.

      • Percebeu? Partilha?
        O tal plano de criar um sistema vis a vis, acto de pirataria pura a roçar o terrorismo económico de estado para além de meter dentro quem viesse a opor-se-lhes?

  6. para os defensores do Syriza, da sua coragem, da democracia que vieram trazer à europa, aqui têm a desmontagem do “esquema”, roubar passwords de contribuintes, prender o governador do banco central grego, aqui temos terrorismo de estado e económico. É isto que querem para Portugal ? O simples facto de ter desmentido e dizer que eram calúnias, prova que as intenções não eram boas, mas a verdade veio acima. Espero que cada vez sejam menos em portugal os “idiotas” que defendem aqueles “terroristas”, “chantagistas” e incompetentes.

RESPONDER

Porto 5 - 0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …