Syriza tinha plano secreto para sair do Euro e voltar ao Dracma

Julien Warnand / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O Syriza, o partido do governo na Grécia, montou um plano secreto para a saída do país da Zona Euro e para o regresso ao Dracma. Esquema dos radicais do partido que teria o apoio do primeiro-ministro Alexis Tsipras e que incluía a prisão do presidente do Banco Central grego.

O suposto plano é divulgado pelo jornal Financial Times, que salienta que o esquema foi montado pelos elementos mais à esquerda do Syriza, e que teria como líder o então ministro da Energia, Panayotos Lafazanis.

De acordo com o que o jornal apurou, este plano, que contaria com o apoio de Alexis Tsipras, previa a prisão do presidente do Banco Central da Grécia, Yannis Stournaras, caso este não alinhasse.

A ideia destes radicais seria também tomar o controle dos cofres da Casa da Moeda da Grécia para usar esse dinheiro para o pagamento dos salários da Função Pública e das Pensões.

O plano previa ainda um pedido de auxílio à Rússia que terá inclusive sido discutido por Panayotos Lafazanis com Vladimir Putin, nas sucessivas visitas que fez ao país.

A ideia do Syriza passaria por fechar com os russos um novo projecto para a construção de um gasoduto em troca de 5 mil milhões de euros adiantados.

Para consolidar estas ideias, os elementos envolvidos no plano terão feito uma reunião secreta a 14 de Julho, em Atenas, isto é, um dia depois de Alexis Tsipras ter assinado com os credores internacionais o acordo para o terceiro resgate à Grécia.

O Financial Times cita extractos das alegadas conversas que foram mantidas nesse encontro, mas conclui que o plano tinha tudo para falhar. O jornal frisa nomeadamente a falta de verbas suficientes na Casa da Moeda da Grécia para suportar salários e pensões.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. …Sabem o que é “memória futura” e antecipam a “fotografia” da história e depois falam dos militares qdo intervêm.

    • Pois, pois… estes é que são incompetentes e parvos; já a restante matilha que (des)governa a EU, tem feito um bom trabalho a ajudar os bancos (e o grande capital), espremendo o povo com austeridade um pouco por toda a Europa, é que são competentes…
      Mas continua; nota-se que estás muito atento…

      • …pois é o tal capital – grande ou pequeno – que dá e paga o trabalho!
        Notam-se os efeitos de meio e ambiências que o irresponsabilizam pelo que lhe sai da cabeça dos dedos. Porém, que se inebrie com trabalho e contravalor só para si é que não.

  2. Bom, bom era conseguirmos prender esses parasitas da EU, FMI e restante escumalha que além de não ter o mínima sensibilidade e respeito pelos povos que lhes pagam os luxos e mordomias, ainda pensam que os temos que aturar ad aeternum!!

    • Prendê-los a todos para reinares sozinho?
      Por acaso sabes quem os “patrocina”? Sabes quem os “governa” e os alimenta? Sabes que não invadem países? Sabes que nos países onde intervêm só o fazem como convidados? Santa ignorância…

  3. Mistura de amadorismo com aventureirismo revolucionário… Os gregos acreditaram num Syriza sem objetivos realistas. O assunto está adiado, mas não resolvido. O último ato pertence aos generais…

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …