//

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta variante indiana.

Citado pelo New York Times, o diretor dos cuidados intensivos da Universidade Sun Yat-sen, Guan Xiangdong, disse que até 12% dos doentes com covid-19 têm doença grave em três ou quatro dias, quando no passado a média era de 2-3%. No Reino Unido, a variante representa a maioria das novas infeções, com casos em pessoas que já tomaram uma ou duas doses da vacina.

A cidade de Guangzhou e outros locais afetados pelo surto foram isolados, com a testagem e o isolamento a permitirem abrandar a evolução dos contágios.

Em Portugal, até 09 de junho foram identificados 92 casos da variante indiana entre as amostras de vírus que são sequenciadas. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge estima que a prevalência da variante em maio tenha sido de 4,1%, mas admite que os resultados podem estar subvalorizados.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.