VAR gera polémica no Chaves-Rio Ave. Decisão correta ou golo em fora de jogo?

(cv)

Alguns sugerem que Leonardo Ruiz interferiu no lance e que, assim, o golo devia ter sido anulado. Outros garantem que o VAR ajuizou bem.

GD Chaves e Rio Ave empataram esta segunda-feira a uma bola, com os vilacondenses a garantirem o golo do empate já no período de descontos, num lance que tem gerado polémica.

O lance foi analisado pelo videoárbitro, que acabou por validar o golo dos visitantes. No entanto, há quem considere que as linhas traçadas pelo VAR, divulgadas na transmissão televisiva, estão erradas.

Através das imagens é possível ver que não é Leonardo Ruiz, jogador que acabou por marcar após um ressalto, que está em posição regular. A linha traçada pelo VAR olha para Emmanuel Boateng, que se fez ao lance num primeiro momento.

De facto, o ganês está 28 centímetros atrás do último defesa dos flavienses. Contudo, o autor do golo, Leonardo Ruiz, parece estar ligeiramente adiantado em relação à linha defensiva adversária. O colombiano acabou por aproveitar um ressalto do lance para marcar o golo do empate.

As opiniões nas redes sociais dividem-se em relação à decisão do VAR. Há quem defenda que o golo é legal, uma vez que Ruiz “não se faz à bola” e só marca depois de a bola ter sido jogada pelo defesa do Chaves.

“Grande decisão do árbitro e do VAR segundo a alteração da lei do fora de jogo em 2022. O jogador do Chaves joga a bola para trás e o fora de jogo deixa de fazer efeito”, escreve um utilizador do Twitter.

No entanto, há quem considere que o avançado colombiano “interfere na jogada” e que, por isso, o golo devia ter sido anulado.

“É verdade que o Chaves teve períodos em que podia ter feito o segundo golo e arrumar o jogo, podia ter feito esse segundo golo duas ou três vezes, mas penso que o Rio Ave também foi sempre mais incisivo a chegar às zonas de finalização, com mais gente perto da baliza do Chaves, a criar mais intranquilidade. Foi sempre uma equipa que quis jogar desde o primeiro minuto, à procura do golo”, disse o treinador do Rio Ave, Luís Freire, na conferência de imprensa após o jogo.

Por sua vez, o técnico do Chaves, Vítor Campelos, considera que o jogo merecia outro desfecho: “Por aquilo que criámos e com as oportunidades que criámos, com toda a certeza, o resultado teria de ter outro desfecho”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.