Válvula inventada por Nikola Tesla há mais de 100 anos pode ter uso moderno

NYU Applied Math Lab

Válvula de água de Nikola Tesla recriada por investigadores.

Uma válvula de água inventada por Nikola Tesla há mais de 100 anos pode ter hoje um novo uso após a descoberta de uma equipa de investigadores norte-americana.

Uma válvula de água unidirecional sem peças móveis inventada há mais de 100 anos por Nikola Tesla pode ser adaptada para bombear fluidos ao redor de motores usando energia que, de outra forma, seria desperdiçada.

A engenharia por trás da sua invenção é especial, já que todas as válvulas unidirecionais normalmente têm peças móveis.



A válvula de Tesla, patenteada em 1920, é essencialmente um tubo com um design interno intrincado que força o movimento do fluido numa direção para voltar a si mesmo em vários pontos ao longo do seu comprimento, explica a New Scientist.

Quando a água flui para os arcos, fica turbulenta e abranda, interrompendo o fluxo. Mas se vier água da outra direção, ela não entra nos arcos e flui livremente, como é exemplificado no vídeo acima.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nova Iorque construiu uma versão de 30 centímetros de comprimento da válvula, seguindo o plano original de Tesla, e mediu o fluxo em ambas as direções numa variedade de pressões.

Apesar da genialidade da válvula, é possível que Tesla tenha exagerado as suas capacidades. O sérvio alegou que a válvula poderia tornar o fluxo de água 200 vezes mais lento numa direção do que na outra.

No entanto, nas experiências realizadas, os investigadores só conseguiram tornar o fluxo de água duas vezes mais lento.

Ainda assim, o autor principal do estudo publicado na revista Nature Communications, Leif Ristroph diz que a válvula pode ter utilidade nos dias de hoje. Isto porque não tem peças móveis, o que retira a necessidade de manutenção.

“É conhecida e tem sido usada em algumas aplicações, ou pelo menos proposta para uso. Mas nunca ninguém tinha realmente feito um trabalho hidrodinâmico completo para descobrir como funciona, como funciona bem”, diz Ristroph.

A equipa de investigadores acredita que o projeto pode aproveitar as vibrações em motores e outras máquinas para bombear combustível, refrigeradores, lubrificantes e outros gases e líquidos.

“Imagine se tivesse aqueles sistemas de bombeamento de fluidos basicamente a pegar na vibração do motor, que está lá de qualquer maneira, e a fazer com que ela circule. Não tem partes móveis. Não há nada para avariar”, diz Ristroph.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim se fala mais de um homem que a “ciência” moderna parece fazer questão de esquecer. Nikola Tesla é responsável pela grande maioria da tecnologia que utilizamos diariamente. Porque será que não falam muito nele?

RESPONDER

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …