Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós.

A meio da pandemia de covid-19, e numa altura em que as noites polares duravam 24 horas, a italiana Valentina Miozzo decidiu mudar-se para o extremo norte da Noruega, dentro do Círculo Polar Ártico.

Natural da região de Emilia Romagna, no norte de Itália, Valentina viu a sua vida mudar completamente quando decidiu aventurar-se numa quarentena solitária. “Dezembro e janeiro foram dois meses de escuridão”, contou, citada pela CNN.

A guia de natureza e de caminhadas costuma acompanhar italianos em viagens ao exterior, escreveu um livro sobre viagens sustentáveis pelo país e é responsável pelo famoso blogue Viaggiare Libera. Toda a sua vida é dedicada ao turismo e, a meio de uma pandemia, não poderia ser exceção.

Em setembro do ano passado, a apaixonada por viagens foi convidada para ir para o Círculo Polar Ártico para ficar responsável por uma pousada – e, na altura, não teve dúvidas. “Encarei a proposta como uma bela oportunidade de visitar lugares que, provavelmente, nunca teria escolhido para visitar.”

Um mês depois, Valentina chegou a Kongsfjord, a cerca de 3.862 quilómetros a norte da sua antiga casa perto de Modena, em Itália. O município, na Noruega, conta apenas com 28 habitantes locais.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Valentina Miozzo (@viaggiarelibera)

“O supermercado mais próximo fica a 40 quilómetros de distância”, o “hospital fica a quase 321 quilómetros e o aeroporto, pequeno e local, fica a 64 quilómetros”, contou a italiana à cadeia britânica. “No inverno, os ventos sopravam a 120 km/h e havia gelo por toda a parte, que dificultava a movimentação.”

Mesmo perante as condições extremas, Valentina Miozzo sentia-se pronta para tudo e nada intimidada pela escuridão que se fazia sentir 24 horas por dia durante 7 dias por semana. “Foi uma experiência incrível, viver dois meses completamente no escuro.”

A estadia de Valentina terminou, mas o Ártico conquistou-a de tal forma que decidiu alugar uma casa em Kongsfjord.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …