Valência quer que alunos “trans” possam escolher WC que querem usar

Os menores transexuais que estudem em escolas públicas em Valência, Espanha, têm agora liberdade de escolha em algumas situações do dia-a-dia.

Segundo o El País, os menores poderão escolher não só o nome pelo qual preferem ser tratados, como também a roupa com a qual se sentem mais confortáveis e ainda os balneários e casas-de-banho que querem usar. Além disso, os documentos administrativos devem respeitar o género escolhido.

As medidas foram aprovadas, esta terça-feira, pelo Conselho de Educação valenciano para todas as escolas públicas mas, quando a lei autonómica da identidade de género for aprovada, também poderão ser alargadas aos estabelecimentos privados com financiamento público (os que quiserem esta mudança também já podem aderir).

A ideia é que se “despatologize” as escolhas destas crianças e se veja a transexualidade não como um “transtorno” mas antes “uma expressão da diversidade humana”, escreve o jornal espanhol.

De acordo com o conselheiro para a Educação, Vicent Marzà, esta é uma forma de “ajudar as direções e os orientadores dos centros escolares a lidar com a identidade de género, a expressão de género e a intersexualidade como opções sociais normalizadas” e “ajuda também a prevenir o bullying escolar”.

Valência junta-se assim a uma série de outras localidades que também já têm leis específicas ou integrais sobre esta matéria, como é o caso do País Basco, Navarra, Andaluzia, Madrid ou Catalunha.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …