//

Valência quer que alunos “trans” possam escolher WC que querem usar

1

Os menores transexuais que estudem em escolas públicas em Valência, Espanha, têm agora liberdade de escolha em algumas situações do dia-a-dia.

Segundo o El País, os menores poderão escolher não só o nome pelo qual preferem ser tratados, como também a roupa com a qual se sentem mais confortáveis e ainda os balneários e casas-de-banho que querem usar. Além disso, os documentos administrativos devem respeitar o género escolhido.

As medidas foram aprovadas, esta terça-feira, pelo Conselho de Educação valenciano para todas as escolas públicas mas, quando a lei autonómica da identidade de género for aprovada, também poderão ser alargadas aos estabelecimentos privados com financiamento público (os que quiserem esta mudança também já podem aderir).

A ideia é que se “despatologize” as escolhas destas crianças e se veja a transexualidade não como um “transtorno” mas antes “uma expressão da diversidade humana”, escreve o jornal espanhol.

De acordo com o conselheiro para a Educação, Vicent Marzà, esta é uma forma de “ajudar as direções e os orientadores dos centros escolares a lidar com a identidade de género, a expressão de género e a intersexualidade como opções sociais normalizadas” e “ajuda também a prevenir o bullying escolar”.

Valência junta-se assim a uma série de outras localidades que também já têm leis específicas ou integrais sobre esta matéria, como é o caso do País Basco, Navarra, Andaluzia, Madrid ou Catalunha.

// ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.