Valência quer que alunos “trans” possam escolher WC que querem usar

Os menores transexuais que estudem em escolas públicas em Valência, Espanha, têm agora liberdade de escolha em algumas situações do dia-a-dia.

Segundo o El País, os menores poderão escolher não só o nome pelo qual preferem ser tratados, como também a roupa com a qual se sentem mais confortáveis e ainda os balneários e casas-de-banho que querem usar. Além disso, os documentos administrativos devem respeitar o género escolhido.

As medidas foram aprovadas, esta terça-feira, pelo Conselho de Educação valenciano para todas as escolas públicas mas, quando a lei autonómica da identidade de género for aprovada, também poderão ser alargadas aos estabelecimentos privados com financiamento público (os que quiserem esta mudança também já podem aderir).

A ideia é que se “despatologize” as escolhas destas crianças e se veja a transexualidade não como um “transtorno” mas antes “uma expressão da diversidade humana”, escreve o jornal espanhol.

De acordo com o conselheiro para a Educação, Vicent Marzà, esta é uma forma de “ajudar as direções e os orientadores dos centros escolares a lidar com a identidade de género, a expressão de género e a intersexualidade como opções sociais normalizadas” e “ajuda também a prevenir o bullying escolar”.

Valência junta-se assim a uma série de outras localidades que também já têm leis específicas ou integrais sobre esta matéria, como é o caso do País Basco, Navarra, Andaluzia, Madrid ou Catalunha.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …