Vale e Azevedo está (oficialmente) falido

Escrever Direito / YouTube

João Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo está, oficialmente, falido. O Tribunal do Comércio de Sintra declarou a falência do ex-presidente do Benfica no âmbito de uma sentença datada do final de dezembro.

De acordo com o Diário de Notícias, a decisão da insolvência foi tomada no dia 20 de dezembro pelo juíz do Comércio da Comarca Grande Lisboa Noroeste e o levantamento dos bens de Vale e Azevedo já está a ser feito. Os bens que se encontram já penhorados no âmbito de processos de execução fiscal serão agora canalizados para os autos do processo de insolvência.

Os credores podem agora avançar com a reclamação de créditos, tentando recuperar alguma parte das elevadas dívidas. “A partir deste momento, os credores terão de fazer o seu trabalho e procurar património de forma a dar conhecimento à massa falida e de tentar fazer a repartição”, explicou o advogado António Pragal Colaço, representante de alguns dos queixosos, ao Diário de Notícias.

Este processo refere-se a dívidas em Portugal, mas está a ser conduzido em articulação com um outro processo semelhante que corre já no Reino Unido, no âmbito do qual Vale e Azevedo também já tinha sido declarado falido.

Também a AV&A Capital, empresa controlada por Vale e Azevedo, foi considerada falida na semana passada, depois de não conseguir saldar dívidas da ordem dos quatro milhões de euros. O Diário de Notícias refere que entre os credores contam-se o barão Hans-Georg von Doernberg, o português Armindo Nogueira e o dirigente angolano da Unita Isaías Samakuva.

Em Portugal, os credores de valores mais elevados são o empresário Pedro Dantas da Cunha – cuja família reclama cerca de 40 milhões de euros – e o Benfica que reclama um milhão de euros.

Vale e Azevedo encontra-se detido no estabelecimento prisional da Carregueira, onde cumpre uma pena de 11 anos e meio de prisão por vários crimes.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vale e Azevedo está (oficialmente) falido ???
    E o que ele tem em nome da mulher, dos filhos, dos irmãos. dos sobrinhos, e … ?

  2. Pelo menos conseguiu enganar alguns riquinhos enfandonhos queesta sociedade podre vai produzindo…..
    Força Vale, cumpre a pena nas calmas e vem cá para fora fazer pior (não é o que se espera de quem vai para a cadeia? Não sei qual é o espanto….)

  3. Pelo menos conseguiu enganar alguns riquinhos enfandonhos que esta sociedade podre vai produzindo…
    Força Vale e Azevedo, cumpre a pena e vem cá para fora fazer pior…
    Não é o que acontece a quem sai da cadeia?
    Não sei qual é o espanto……

RESPONDER

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …