Uma vala comum de 18 soldados nazis foi descoberta perto da cidade de Kozlice, no sudoeste da cidade, anunciou no início do mês o Laboratório de Investigação Histórica e Arqueológica POMOST no Facebook.
Na publicação na rede social, o laboratório, responsável pela descoberta, publicou fotografias da sepultura comum, bem como dos objetos encontrados no seu interior.
Entre os objetos estão frascos, capacetes e adagas, além de fragmento de metal como o emblema da Luftwaffe – a Força Aérea do Terceiro Reich – que continha a cruz suástica.
Três rótulos de identidade estabeleceram que os soldados enterrados eram paraquedistas.
Na vala comum foram ainda encontradas pelo menos duas condecorações, uma das quais com a cruz espanhola, medalha que foi dada aos alemães que participaram na Guerra Civil no país ibérico ao lado do general Franco.
Durante a guerra, houve uma base aérea localizada na área das descobertas – que, à época, era considerado território alemão e não polaco – que foi depois libertada pelas tropas soviéticas em janeiro de 1945, escreve o portal Russia Today.
Perto de Kozlice, havia “muita coisa a acontecer” na época, explicou ao jornal polaco The First News, o presidente da POMOST, Tomasz Czabanski. ” Foram descobertos muitos túmulos individuais nesta área (…) Ainda existem muitos túmulos por descobrir“.
2 correcções fundamentais:
1) os pára-quedistas são alemães, não são nazis ( tal como os soldados americanos são americanos e não “republicanos” e os ingleses são ingleses e não monárquicos)
2) um exército que invade um território alheio é Invasor, não liberta nada !