Vala comum criada pelo Daesh no Iraque poderá ter seis mil corpos

O grupo radical Estado Islâmico pode ter criado em Mossul a maior vala comum da história da guerra do Iraque, reportou o jornalista John Sparks, da estação televisiva britânica Sky News.

No artigo publicado, Sparks alude a uma cratera onde podem estar mais de seis mil corpos. Porém, o acesso está condicionado, uma vez que o Daesh minou o terreno envolvente.

Segundo o jornalista, a gigantesca cratera conhecida como “Khasfa”, encontrada na maior cidade do norte do Iraque e principal reduto do grupo terrorista no país, terá servido para a deposição de corpos de todos aqueles que ousaram mostrar-se contra as leis do Daesh.

Várias testemunhas afirmaram terem visto prisioneiros transportados em camiões e autocarros serem levados para o buraco. Algumas adiantam mesmo que viram as próprias viaturas serem lançadas para o interior.

Um chefe de uma aldeia nas proximidades avançou uma estimativa de “seis mil corpos, talvez mais” no interior da cratera – “a população de Mossul é de três milhões, depois existem outras localidades e cidades na Província de Salahaddin.

“Qualquer funcionário público, polícia, militar, médico ou cientista” era lançado para o buraco, avançou.

Numa tentativa de se aproximarem do local, já morreram cinco pessoas devido ao rebentamento de minas que o Daesh colocou à volta da vala – incluindo o jornalista curdo Shifa Gardi, que pisou um dispositivo explosivo há quatro semanas, destaca a Sky News.

O Governo iraquiano já terá permitido que uma equipa de especialistas fosse ao local para fazer a desminagem do terreno. A confirmar-se a existência de seis mil corpos, esta será a maior vala comum da história do Iraque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Os do Daesh e já agora os que não são do Daesh para que não haja dúvidas. Toda essa escumalha do Allahu Akbar! Tudo lá pra dentro!! الله أكبر

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …