Vala comum criada pelo Daesh no Iraque poderá ter seis mil corpos

O grupo radical Estado Islâmico pode ter criado em Mossul a maior vala comum da história da guerra do Iraque, reportou o jornalista John Sparks, da estação televisiva britânica Sky News.

No artigo publicado, Sparks alude a uma cratera onde podem estar mais de seis mil corpos. Porém, o acesso está condicionado, uma vez que o Daesh minou o terreno envolvente.

Segundo o jornalista, a gigantesca cratera conhecida como “Khasfa”, encontrada na maior cidade do norte do Iraque e principal reduto do grupo terrorista no país, terá servido para a deposição de corpos de todos aqueles que ousaram mostrar-se contra as leis do Daesh.

Várias testemunhas afirmaram terem visto prisioneiros transportados em camiões e autocarros serem levados para o buraco. Algumas adiantam mesmo que viram as próprias viaturas serem lançadas para o interior.

Um chefe de uma aldeia nas proximidades avançou uma estimativa de “seis mil corpos, talvez mais” no interior da cratera – “a população de Mossul é de três milhões, depois existem outras localidades e cidades na Província de Salahaddin.

“Qualquer funcionário público, polícia, militar, médico ou cientista” era lançado para o buraco, avançou.

Numa tentativa de se aproximarem do local, já morreram cinco pessoas devido ao rebentamento de minas que o Daesh colocou à volta da vala – incluindo o jornalista curdo Shifa Gardi, que pisou um dispositivo explosivo há quatro semanas, destaca a Sky News.

O Governo iraquiano já terá permitido que uma equipa de especialistas fosse ao local para fazer a desminagem do terreno. A confirmar-se a existência de seis mil corpos, esta será a maior vala comum da história do Iraque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Os do Daesh e já agora os que não são do Daesh para que não haja dúvidas. Toda essa escumalha do Allahu Akbar! Tudo lá pra dentro!! الله أكبر

RESPONDER

Shinzo Abe vence legislativas no Japão mas sem votos suficientes para reforma constitucional

A coligação política do primeiro-ministro japonês venceu as eleições parciais de domingo, mas sem conseguir os dois terços necessários na câmara alta do parlamento para levar avante uma reforma constitucional. Dos 124 lugares que foram a …

Índia lança missão lunar Chandrayaan-2

A Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO) lançou hoje a nave não tripulada 'Chandrayaan-2', que deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A 'Chandrayaan-2' "permanecerá em órbita …

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico. A notícia …

PS já vale o dobro do PSD. Se as legislativas fossem hoje, venceria com 43% dos votos

O PS com 43,2% dos votos obteria o dobro dos do PSD, 21,6%, caso as eleições legislativas fossem agora, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF publicada …

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …

Os Australopitecos eram amamentados até aos 12 meses

As crias dos australopitecos, uma espécie humana extinta que viveu em África, foram amamentadas até ao primeiro ano de vida, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature. Na investigação da faculdade de medicina …

Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades. De acordo com Sandhya, …

"Neve artificial" poderia salvar lençol de gelo da Antártida

O lençol de gelo da Antártida pode deslizar para o oceano e inundar as cidades costeiras. No entanto, esta catástrofe pode ser evitada se os Governos investirem num projeto de engenharia para cobrir a superfície …