Vala comum criada pelo Daesh no Iraque poderá ter seis mil corpos

O grupo radical Estado Islâmico pode ter criado em Mossul a maior vala comum da história da guerra do Iraque, reportou o jornalista John Sparks, da estação televisiva britânica Sky News.

No artigo publicado, Sparks alude a uma cratera onde podem estar mais de seis mil corpos. Porém, o acesso está condicionado, uma vez que o Daesh minou o terreno envolvente.

Segundo o jornalista, a gigantesca cratera conhecida como “Khasfa”, encontrada na maior cidade do norte do Iraque e principal reduto do grupo terrorista no país, terá servido para a deposição de corpos de todos aqueles que ousaram mostrar-se contra as leis do Daesh.

Várias testemunhas afirmaram terem visto prisioneiros transportados em camiões e autocarros serem levados para o buraco. Algumas adiantam mesmo que viram as próprias viaturas serem lançadas para o interior.

Um chefe de uma aldeia nas proximidades avançou uma estimativa de “seis mil corpos, talvez mais” no interior da cratera – “a população de Mossul é de três milhões, depois existem outras localidades e cidades na Província de Salahaddin.

“Qualquer funcionário público, polícia, militar, médico ou cientista” era lançado para o buraco, avançou.

Numa tentativa de se aproximarem do local, já morreram cinco pessoas devido ao rebentamento de minas que o Daesh colocou à volta da vala – incluindo o jornalista curdo Shifa Gardi, que pisou um dispositivo explosivo há quatro semanas, destaca a Sky News.

O Governo iraquiano já terá permitido que uma equipa de especialistas fosse ao local para fazer a desminagem do terreno. A confirmar-se a existência de seis mil corpos, esta será a maior vala comum da história do Iraque.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Os do Daesh e já agora os que não são do Daesh para que não haja dúvidas. Toda essa escumalha do Allahu Akbar! Tudo lá pra dentro!! الله أكبر

RESPONDER

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …