Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade de 9.000 dólares.

A conta de energia surgiu depois da vaga de frio que assolou vários estados norte-americanos, incluindo o Texas, na semana passada, deixando milhões de pessoas sem energia, detalha o Business Insider, que teve acesso à queixa.

As concessionárias elétricas dos estados de Minnesota, Texas e Mississippi, entre outras, provocaram apagões repetidos para aliviar a carga sobre as redes de energia que se esforçavam para atender à extrema procura de calor e eletricidade.

Depois de receber a conta, Lisa Khoury decidiu avançar judicialmente contra a Griddy Energy, acusando a empresa de praticar preços ilegais durante a tempestade, “explorando assim consumidores vulneráveis com a venda de eletricidade a preços denúncia”.

A Griddy utiliza um modelo grossista para cobrar a eletricidade aos seus clientes, no qual os planos de consumo são definidos consoante a taxa de mercado. Durante a tempestade, a taxa de mercado da eletricidade disparou.

“Griddy atacou Khoury no meio de um desastre (…) Ela e o seu marido ficaram sem energia em casa desde quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021, até quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021. Em simultâneo, Khoury hospedou os seus pais, que têm cerca de 80 anos, durante a tempestade. Mesmo assim, teve de minimizar o uso de energia por causa dos preços altos”, pode ler-se na denúncia.

Em comunicado, os advogados de Khoury revelaram que a conta de luz desta família entre 13 a 19 de fevereiro ascendeu aos 9.340 dólares, enquanto o valor habitualmente pago durante um mês de utilização ronda os 200 ou 250 dólares.

Os mesmos responsáveis disseram ainda que a empresa  debitou diariamente valores da sua conta até que a cliente ordenasse a suspensão do pagamento junto do seu banco.

Khoury e outros elementos da ação pedem agora mil milhões de dólares por danos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …