E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O “sir” sugeriu e Donald Trump gostou

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. Mas não revelou quem.

“Estamos reunidos esta noite para falar sobre o futuro do Partido Republicano.” No sábado passado, Donald Trump foi o convidado de honra na reunião de doadores do Comité Nacional Republicano, mas, em vez de falar do futuro, preferiu evidenciar o passado.

Durante o discurso – no qual sublinhou não ter “dúvidas” de que os republicanos voltarão a conquistar a maioria do Senado e da Câmara dos Representantes – Trump gabou-se da sua gestão da pandemia, elogiou os governadores republicanos que mantiveram as empresas abertas e atacou Anthony Fauci, epidemiologista e seu ex-conselheiro.

Da mesma forma, o ex-Presidente depreciou fortemente Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado, acusando-o de não fazer o suficiente para o manter no cargo.

McConnel foi um dos seus aliados, mas não apoiou Trump nas suas falsas acusações de fraude eleitoral. “Se fosse Schumer (o líder da maioria democrata no Senado), em vez desse idiota filho da p **** do Mitch McConnell, nunca permitiria que isso acontecesse. Eles teriam lutado”, atirou.

Ainda assim, a afirmação mais bizarra de Trump esteve relacionada com as vacinas contra a covid-19.

Josh Dawsey, um repórter do The Washington Post, escreveu um tweet no qual se lê que “Trump disse que alguém o procurou, a quem se refere como ‘sir'” e sugeriu que “isso” fosse chamado de ‘Trumpcine’“. Segundo a Forbes, não está claro quem o disse, mas, aparentemente, “isso” refere-se à vacina contra a covid-19.

O ex-Presidente citou a Operação Warp Speed, a iniciativa do Governo dos Estados Unidos para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 como um fator.

Esta não é a primeira vez que Donald Trump tenta levar o crédito pela vacina. No mês passado, Bess Levin escreveu um artigo na Vanity Fair intitulado “Donald Trump exige que os americanos imaginem o seu rosto enquanto a vacina da covid-19 entra nos seus corpos”.

No artigo, Levin refere-se a uma declaração emitida pelo gabinete de Trump que dizia: “Quando todos estiverem a receber a vacina, espero que se lembrem que, se eu não fosse Presidente, não teriam aquela bela fotografia durante 5 anos, na melhor das hipóteses, e provavelmente não a teriam de forma alguma. Espero que todos se lembrem!”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um nome adequado para uma vacina que lembrasse imediatamente o nome de Trump seria “lixivicine”. Todos aqueles que a tomassem veriam imediatamente Trump e as suas boquinhas a aconselhar a sua toma oral, como absolutamente eficaz! Qual Fauci qual carapuça!!

RESPONDER

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …