E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O “sir” sugeriu e Donald Trump gostou

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. Mas não revelou quem.

“Estamos reunidos esta noite para falar sobre o futuro do Partido Republicano.” No sábado passado, Donald Trump foi o convidado de honra na reunião de doadores do Comité Nacional Republicano, mas, em vez de falar do futuro, preferiu evidenciar o passado.

Durante o discurso – no qual sublinhou não ter “dúvidas” de que os republicanos voltarão a conquistar a maioria do Senado e da Câmara dos Representantes – Trump gabou-se da sua gestão da pandemia, elogiou os governadores republicanos que mantiveram as empresas abertas e atacou Anthony Fauci, epidemiologista e seu ex-conselheiro.

Da mesma forma, o ex-Presidente depreciou fortemente Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado, acusando-o de não fazer o suficiente para o manter no cargo.

McConnel foi um dos seus aliados, mas não apoiou Trump nas suas falsas acusações de fraude eleitoral. “Se fosse Schumer (o líder da maioria democrata no Senado), em vez desse idiota filho da p **** do Mitch McConnell, nunca permitiria que isso acontecesse. Eles teriam lutado”, atirou.

Ainda assim, a afirmação mais bizarra de Trump esteve relacionada com as vacinas contra a covid-19.

Josh Dawsey, um repórter do The Washington Post, escreveu um tweet no qual se lê que “Trump disse que alguém o procurou, a quem se refere como ‘sir'” e sugeriu que “isso” fosse chamado de ‘Trumpcine’“. Segundo a Forbes, não está claro quem o disse, mas, aparentemente, “isso” refere-se à vacina contra a covid-19.

O ex-Presidente citou a Operação Warp Speed, a iniciativa do Governo dos Estados Unidos para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 como um fator.

Esta não é a primeira vez que Donald Trump tenta levar o crédito pela vacina. No mês passado, Bess Levin escreveu um artigo na Vanity Fair intitulado “Donald Trump exige que os americanos imaginem o seu rosto enquanto a vacina da covid-19 entra nos seus corpos”.

No artigo, Levin refere-se a uma declaração emitida pelo gabinete de Trump que dizia: “Quando todos estiverem a receber a vacina, espero que se lembrem que, se eu não fosse Presidente, não teriam aquela bela fotografia durante 5 anos, na melhor das hipóteses, e provavelmente não a teriam de forma alguma. Espero que todos se lembrem!”

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um nome adequado para uma vacina que lembrasse imediatamente o nome de Trump seria “lixivicine”. Todos aqueles que a tomassem veriam imediatamente Trump e as suas boquinhas a aconselhar a sua toma oral, como absolutamente eficaz! Qual Fauci qual carapuça!!

RESPONDER

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …