E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O “sir” sugeriu e Donald Trump gostou

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. Mas não revelou quem.

“Estamos reunidos esta noite para falar sobre o futuro do Partido Republicano.” No sábado passado, Donald Trump foi o convidado de honra na reunião de doadores do Comité Nacional Republicano, mas, em vez de falar do futuro, preferiu evidenciar o passado.

Durante o discurso – no qual sublinhou não ter “dúvidas” de que os republicanos voltarão a conquistar a maioria do Senado e da Câmara dos Representantes – Trump gabou-se da sua gestão da pandemia, elogiou os governadores republicanos que mantiveram as empresas abertas e atacou Anthony Fauci, epidemiologista e seu ex-conselheiro.

Da mesma forma, o ex-Presidente depreciou fortemente Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado, acusando-o de não fazer o suficiente para o manter no cargo.

McConnel foi um dos seus aliados, mas não apoiou Trump nas suas falsas acusações de fraude eleitoral. “Se fosse Schumer (o líder da maioria democrata no Senado), em vez desse idiota filho da p **** do Mitch McConnell, nunca permitiria que isso acontecesse. Eles teriam lutado”, atirou.

Ainda assim, a afirmação mais bizarra de Trump esteve relacionada com as vacinas contra a covid-19.

Josh Dawsey, um repórter do The Washington Post, escreveu um tweet no qual se lê que “Trump disse que alguém o procurou, a quem se refere como ‘sir'” e sugeriu que “isso” fosse chamado de ‘Trumpcine’“. Segundo a Forbes, não está claro quem o disse, mas, aparentemente, “isso” refere-se à vacina contra a covid-19.

O ex-Presidente citou a Operação Warp Speed, a iniciativa do Governo dos Estados Unidos para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 como um fator.

Esta não é a primeira vez que Donald Trump tenta levar o crédito pela vacina. No mês passado, Bess Levin escreveu um artigo na Vanity Fair intitulado “Donald Trump exige que os americanos imaginem o seu rosto enquanto a vacina da covid-19 entra nos seus corpos”.

No artigo, Levin refere-se a uma declaração emitida pelo gabinete de Trump que dizia: “Quando todos estiverem a receber a vacina, espero que se lembrem que, se eu não fosse Presidente, não teriam aquela bela fotografia durante 5 anos, na melhor das hipóteses, e provavelmente não a teriam de forma alguma. Espero que todos se lembrem!”

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um nome adequado para uma vacina que lembrasse imediatamente o nome de Trump seria “lixivicine”. Todos aqueles que a tomassem veriam imediatamente Trump e as suas boquinhas a aconselhar a sua toma oral, como absolutamente eficaz! Qual Fauci qual carapuça!!

RESPONDER

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …