Vacina da Moderna contra a covid-19 mostra-se 100% eficaz em adolescentes

Gary Coronado / EPA

Em abril, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que a sua vacina era 100% eficaz contra covid-19 em jovens entre os 12 e os 15 anos. Agora foi a vez de a Moderna declarar o mesmo, para adolescentes entre os 12 e os 17.

Esta é a conclusão de um novo estudo, conhecido como TeenCOVE, que envolveu mais de 3.700 participantes, com idades entre os 12 e os 18 anos. Dois terços dos participantes receberam a vacina e um terço recebeu um placebo, avançou a Interesting Engineering.

Duas semanas após a segunda dose, o estudo revelou que não foram registados casos de covid-19 no grupo que tomou a vacina, em comparação com quatro casos no grupo de placebo, levando os investigadores a concluir que a vacina tem uma eficácia de 100%.

A equipa ainda não encontrou novos problemas de segurança, tendo declarado apenas dores de cabeça, fadiga, dores no corpo e calafrios como efeitos colaterais.

A vacina Moderna já está autorizada para adultos com mais de 18 anos. Agora, a farmacêutica quer apresentar as novas descobertas à Food and Drug Administration (FDA), a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, e a outros reguladores para obter a autorização de uso emergencial no início de junho.

A vacina da Pfizer e da BioNtech, autorizada para as idades entre os 12 a os 15 anos no dia 10 de maio, levou apenas um mês para ser revista pelos reguladores, o que significa que a autorização da Moderna pode chegar em julho.

A empresa referiu que ainda está em processo de recolha de dados de segurança e que, após a toma da segunda dose da vacina, continuará a monitorizar os participantes do estudo durante 12 meses. A Moderna está ainda a conduzir testes em crianças a partir dos seis meses de idade.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Vendas de armas nos EUA estão a subir num ritmo sem precendentes

As vendas de armas nos Estados Unidos (EUA) subiram 6,5% no ano passado, acelerando face ao crescimento de 5,3% registado em 2019, o que significa que há mais 17 milhões de norte-americanos armados. De acordo com …

Champions. Operacionais da PSP dizem que Corpo de Intervenção teve ordens para não intervir

Operacionais da PSP argumentam que havia ordens superiores para que o Corpo de Intervenção só atuasse nos casos em que estivesse em causa o perigo de vida. As noites de sexta-feira e sábado ficaram marcadas por …

Escassez de oferta de matérias-primas para construção faz preços disparar

A procura de materiais para construção como madeira, aço, PVC e alumínio é elevada, mas a sua escassez também. Esta junção está a provocar um efeito inflacionário que pode fazer disparar os custos das obras …

Pandemia. Argentina desiste de organizar Copa América a duas semanas do início

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou no domingo que suspenderá a organização da Copa América na Argentina, previsto entre 13 de junho e 10 de julho, devido à pandemia da covid-19 no país, procurando …

Portugueses têm 73,5 mil milhões de euros parados em depósitos à ordem

Em 2020, os portugueses tiveram 73,5 mil milhões de euros parados em contas à ordem, sendo que este é o valor mais elevado desde 2003. Apesar do valor recorde das poupanças das famílias, muito do …

Biden promete dizer a Putin que não o deixará violar os direitos humanos

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu este domingo dizer ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, na sua primeira cimeira, em 16 de junho, que os Estados Unidos não permitirão que a Rússia viole …

Portugal regista dois óbitos e 435 casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 435 casos positivos de covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, foram registados …

TAP com prejuízo de 365,1 milhões no primeiro trimestre. Companhia prestes a fechar com novo CEO

A TAP perdeu 365,1 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um período marcado por restrições nos voos e na mobilidade das pessoas. No próximo mês a companhia ficará a conhecer um novo …

Arizona vai executar presos com o mesmo gás usado em Auschwitz

Há documentos que mostram que o Estado do Arizona, nos EUA, está a planear o uso de cianeto de hidrogénio na execução de presos condenados à pena de morte. É o mesmo gás que os …

OCDE prevê que PIB irá crescer 3,7% em 2021 (e alerta para onda de falências)

O Produto Interno Bruto português vai crescer 3,7% em 2021, menos do que os 4% previstos pelo ministério das Finanças. A previsão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que no relatório de …