/

Vacina da Pfizer aprovada na UE. Portugal preparado para arrancar vacinação dia 27

Abir Sultan / EPA

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou esta segunda-feira o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 na União Europeia, numa reunião que foi antecipada depois de estar inicialmente agendada para 29 de Dezembro.

A entidade que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia (UE) justificou esta antecipação da reunião por ter recebido dos laboratórios farmacêuticos a informação adicional sobre a vacina. Na semana passada, o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, pressionou o regulador europeu a acelerar a aprovação do fármaco.

O ministro considerou a situação “especialmente irritante” porque o uso da vacina desenvolvida pela BioNTech, da Alemanha, e pela farmacêutica norte-americana Pfizer, foi autorizada em países como o Reino Unido, os Estados Unidos ou o Canadá, mas ainda estava à espera de aprovação da EMA, não podendo, por isso, ser usada na Alemanha ou em qualquer um dos 27 países da UE.

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a vacinação irá arrancar em simultâneo nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro nos 27 Estados-membros, para assegurar a erradicação do “vírus horrível”.

Na quinta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que a vacinação pode começar no dia 27 de dezembro em Portugal. Nesta segunda-feira, a governante reforçou a mesma informação, dando conta que as primeiras doses do fármaco produzido pela Pfizer-BioNTech devem chegar a Portugal no dia 26.

“[Dia 27] estamos preparados para começar, como tínhamos previsto, a administração de vacinas”, disse Marta Temido esta segunda-feira, numa declaração aos jornalistas.

“Como já tínhamos sinalizado anteriormente, selecionámos para este primeiro momento de vacinação, em janeiro, os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes e, dentro destes, um conjunto de serviços que já foram tornados públicos e que pertencem a cinco centros hospitalares do SNS: Centro Hospitalar Universitário de São João, o Centro Hospitalar Universitário do Porto, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar de Lisboa”, detalhou.

A Comissão Europeia já assinou contratos com as companhias de vacinas AstraZeneca (300 milhões de doses), Sanofi-GSK (300 milhões), Johnson & Johnson (200 milhões), BioNTech e Pfizer (300 milhões), CureVac (405 milhões) e Moderna (160 milhões).

Na semana passada, a EMA antecipou uma outra reunião extraordinária para 6 de janeiro para concluir a avaliação da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna, que estava anteriormente prevista para 12 de janeiro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.