Uma vacina que precisamos para ajudar a controlar a pandemia já existe

A vacina contra a gripe pode desempenhar um papel fundamental no controlo da pandemia de covid-19. Os ventiladores usados nos pacientes de covid-19 são também usados nos casos mais graves de gripe.

O mundo vai-se digladiando para encontrar uma vacina contra a covid-19, com várias equipas de cientistas de todo o mundo a tentarem encontrar uma solução em tempo recorde. Esta semana, a Rússia anunciou que já produziu o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus, anunciadas por Vladimir Putin, mas olhadas com ceticismo pelo resto do mundo.

Enquanto se tenta perceber a veracidade ou viabilidade desta inovação, há uma vacina que já existe e que pode ter um papel fundamental no controlo da pandemia.

A vacina contra a gripe pode ajudar a reduzir os custos da atual pandemia de covid-19, explica Libby Richards, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

“Infelizmente, a covid-19 ainda estará a circular durante a temporada da gripe, o que torna a vacinação contra a gripe mais importante do que nunca – especialmente porque as escolas e a nossa economia continuam a reabrir”, disse Richards à Inverse.

Face às complicações causadas pela pandemia, regista-se uma “diminuição do uso de serviços preventivos de saúde, incluindo vacinas”.

Se a vacina da gripe tem uma eficácia de cerca de 60%, precisaríamos de ter cerca de 83% da população vacinada para atingir a imunidade de grupo.

“O nosso serviço de saúde já está sobrecarregado; eu acho que se ele ficar muito mais estreito, poderemos estar num ponto de rutura”, avisou Richards.

Na temporada da gripe de 2019/20, calcula-se que tenha havido entre 18 e 26 milhões de visitas médicas, entre 410 mil e 740 mil hospitalizações e entre 24 mil e 62 mil mortes.

Tomar a vacina contra a gripe pode reduzir o número de casos graves de gripe que acontecem este ano e que exigem o mesmo equipamento que é usado para combater a forma mais grave de covid-19.

“Todos nós já ouvimos as histórias da covid-19 de unidades de cuidados intensivos lotadas e de escassez de equipamentos como ventiladores. Se adicionarmos uma temporada de gripe forte, não seremos capazes de lidar com isso”, alerta a especialista.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O pior parece estar ainda para vir, basta olharmos para os anos anteriores com os hospitais superlotados até aos corredores com pessoas engripadas e sem capacidade de resposta.

  2. Outono e Inverno vai ser uma incognita, ninguem pode prever a amplitude da gravidade. Deveria o governo, as familias e as instituicoes reunirem se frequentemete para chegarem a um amplo acordo e com muitas solucoes e deixarem se de teorias e ideias porque pessoas sao seres humanos e precisai de solucoes, respostas para proceguirem as suas vidas.

RESPONDER

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …