Primeira vacina para abelhas foi aprovada

Departamento de Agricultura dos EUA adoptou a medida inédita no planeta. Para já, disponível apenas para apicultores comerciais.

Foi aprovada a primeira vacina para abelhas. Não, não é para os humanos se protegerem das picadas de abelhas. É mesmo para ser aplicada em abelhas.

A medida, inédita no planeta, foi aprovada nesta semana nos Estados Unidos da América, pelo Departamento de Agricultura local.

O departamento concedeu uma licença condicional para a vacina, da responsabilidade da empresa Dalan Animal Health.

Na primeira fase, estará disponível apenas para apicultores comerciais e será uma forma de tentar combater as diversas doenças que têm causado a morte de muitas abelhas – também afectadas pelas alterações climáticas e pelos pesticidas.

Neste caso o alvo principal é a praga loque americana – uma bactéria que inutiliza as larvas das levando-as à putrefação, lembra a Globo.

Para combater esse problema, a vacina é colocada na geleia real, utilizada pelas operárias para alimentar a rainha – que é responsável por gerar todas as abelhas da colmeia.

A rainha, por sua vez, ingere o imunizante, que contém uma quantidade baixa da bactéria causadora da doença – e assim as futuras abelhas deverão nascer protegidas contra a loque.

O jornal The Guardian reforça que não há cura para a loque americana (que afecta 25% das colmeias nos EUA).

“A nossa vacina é um avanço na protecção das abelhas. Estamos prontos para mudar a forma como cuidamos dos insectos, causando impacto na produção de alimentos em escala global”, reagiu Annette Kleiser, directora-executiva da Dalan Animal Health.

Os EUA dependem de colónias de abelhas para polinização de alimentos. As colmeias profissionais são transportadas pelo país para impulsionar a produção de alimentos como amêndoas e mirtilo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.