Vacas russas estão a usar óculos de realidade virtual para pastar em campos imaginários

Ministério da Agricultura de Moscovo

Numa tentativa de conseguir mais e melhor leite, agricultores da Rússia começaram a colocar óculos de realidade virtual nas cabeças das suas vacas, para lhes proporcionar experiências relaxantes e agradáveis.

À medida que nosso futuro parece cada vez mais distópico, os óculos de realidade virtual tornaram-se mais populares, permitindo que as pessoas mergulhem em jogos de vídeo, filmes e até mesmo no coração da Via Láctea. Ser transportado para outro lugar com realidade virtual, no entanto, já não é uma experiência exclusiva para humanos. As vacas na Rússia também estão a aproveitá-la.

Numa quinta perto de Moscovo, as vacas estão a usar óculos de realidade virtual especificamente concebidas para bovinos de forma a “melhorar as condições das vacas”.

Uma equipa de investigadores, veterinários e especialistas produziu simulações de campos de verão projetados especificamente para atrair as vacas. O objetivo é, de acordo com um comunicado, aumentar o bem-estar das vacas, cuidando do seu estado emocional e não apenas das suas necessidades físicas.

Tornar a tecnologia ideal para vacas não foi fácil, segundo explica o IFLScience. Os olhos das vacas localizam-se no lado das suas cabeças, o que lhes dá uma visão de 300 graus, mas limita a sua visão binocular a apenas 25 a 50 graus.

Além disso, as vacas têm sensibilidade a certas cores, por isso, a simulação teve de ser adaptada. As vacas conseguem distinguir a maioria das cores e são especialmente boas em reconhecer tons no extremo vermelho do espectro, como vermelho, laranja e amarelo, mas menos com verde, azul e violeta.

A ideia é baseada em estudos que mostram que vacas mais felizes produzem leite mais nutritivo. Os produtores de leite em todo o mundo desenvolveram uma variedade de abordagens para alcançar esse objetivo, desde tocar música clássica em estábulos até contratar quiropráticos para fazer massagens nas vacas.

A realidade virtual é mais um passo nesse sentido, usando tecnologia de ponta para ajudar os agricultores a extrair mais e melhor leite das suas vacas.

Durante o primeiro teste, realizado na fazenda RusMoloko, no distrito de Ramensky, em Moscovo, de acordo com o Ministério da Agricultura e Alimentação de Moscovo, os especialistas envolvidos registaram uma “diminuição da ansiedade e um aumento do humor emocional geral da manada”.

O teste ainda está em andamento e os investigadores esperam que um estudo abrangente de longo prazo mostre resultados claros do efeito da realidade virtual na produção de leite, tanto em quantidade como em qualidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …