Vacas russas estão a usar óculos de realidade virtual para pastar em campos imaginários

Ministério da Agricultura de Moscovo

Numa tentativa de conseguir mais e melhor leite, agricultores da Rússia começaram a colocar óculos de realidade virtual nas cabeças das suas vacas, para lhes proporcionar experiências relaxantes e agradáveis.

À medida que nosso futuro parece cada vez mais distópico, os óculos de realidade virtual tornaram-se mais populares, permitindo que as pessoas mergulhem em jogos de vídeo, filmes e até mesmo no coração da Via Láctea. Ser transportado para outro lugar com realidade virtual, no entanto, já não é uma experiência exclusiva para humanos. As vacas na Rússia também estão a aproveitá-la.

Numa quinta perto de Moscovo, as vacas estão a usar óculos de realidade virtual especificamente concebidas para bovinos de forma a “melhorar as condições das vacas”.

Uma equipa de investigadores, veterinários e especialistas produziu simulações de campos de verão projetados especificamente para atrair as vacas. O objetivo é, de acordo com um comunicado, aumentar o bem-estar das vacas, cuidando do seu estado emocional e não apenas das suas necessidades físicas.

Tornar a tecnologia ideal para vacas não foi fácil, segundo explica o IFLScience. Os olhos das vacas localizam-se no lado das suas cabeças, o que lhes dá uma visão de 300 graus, mas limita a sua visão binocular a apenas 25 a 50 graus.

Além disso, as vacas têm sensibilidade a certas cores, por isso, a simulação teve de ser adaptada. As vacas conseguem distinguir a maioria das cores e são especialmente boas em reconhecer tons no extremo vermelho do espectro, como vermelho, laranja e amarelo, mas menos com verde, azul e violeta.

A ideia é baseada em estudos que mostram que vacas mais felizes produzem leite mais nutritivo. Os produtores de leite em todo o mundo desenvolveram uma variedade de abordagens para alcançar esse objetivo, desde tocar música clássica em estábulos até contratar quiropráticos para fazer massagens nas vacas.

A realidade virtual é mais um passo nesse sentido, usando tecnologia de ponta para ajudar os agricultores a extrair mais e melhor leite das suas vacas.

Durante o primeiro teste, realizado na fazenda RusMoloko, no distrito de Ramensky, em Moscovo, de acordo com o Ministério da Agricultura e Alimentação de Moscovo, os especialistas envolvidos registaram uma “diminuição da ansiedade e um aumento do humor emocional geral da manada”.

O teste ainda está em andamento e os investigadores esperam que um estudo abrangente de longo prazo mostre resultados claros do efeito da realidade virtual na produção de leite, tanto em quantidade como em qualidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …