Vaca gigante extinta está prestes a “renascer”

Os cientistas estão perto de “ressuscitar” o auroque, uma espécie de gado antigo que se extinguiu em 1627, quando o último animal da espécie morreu na floresta de Jaktorowka, na Polónia.

O antigo auroque tinha quase 1,8 metros de altura e um comprimento de cerca de 3 metros. Pesava 950 quilos e os seus chifres podiam atingir os 75 centímetros.

Este animal terá sido caçado no sul e centro da Europa desde a pré-história, como relatam váras pinturas rupestres encontradas por investigadores, que também revelam que estes animais foram muito importantes para a agricultura.

A “Operação Taurus” tem o objetivo de criar 300 bezerros com traços de ADN dos auroques. Os cientistas estão a selecionar as raças de gado mais parecidas às dos animais extintos – como a Pajuna, a Podolica e a Busha – de modo a recriar a espécie.

A cada nova geração, os bezerros têm vindo a ficar cada vez mais parecidos com os auroques originais – tanto no tamanho como no comportamento.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

Outro programa que tenta recriar o auroque é o “Projeto Taurus” em Portugal, que também tem cruzado espécies.

Estes programas fazem parte do projeto Rewilding Europe, que pretende reintroduzir as espécies selvagens perdidas da Europa que poderão ajudar o ambiente e o turismo local.

“O gado selvagem moldou a paisagem europeia ao longo de centenas de milhares de anos. Agora, se não existirem animais grandes e herbívoros, a floresta vai regenerar demasiado rápido”, disse Wouter Helmer, fundador da Rewilding Europe, ao jornal The Telegraph.

No entanto, os especialistas revelam que nunca será possível criar um auroque “100% original”, mas podem ficar muito perto disso.

Os cientistas também pretendem devolver à vida o mamute e a moa – uma ave não voadora com três metros de altura que se extinguiu início do século XVI.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Interessante como o homem está tão desinteressado em proteger o que ainda existe e tão interessado em recuperar espécies já extintas, não estou contra esta última ideia mas a situação atual só demonstra que algo vai mal no reino humano.

RESPONDER

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …