Vaca gigante extinta está prestes a “renascer”

Os cientistas estão perto de “ressuscitar” o auroque, uma espécie de gado antigo que se extinguiu em 1627, quando o último animal da espécie morreu na floresta de Jaktorowka, na Polónia.

O antigo auroque tinha quase 1,8 metros de altura e um comprimento de cerca de 3 metros. Pesava 950 quilos e os seus chifres podiam atingir os 75 centímetros.

Este animal terá sido caçado no sul e centro da Europa desde a pré-história, como relatam váras pinturas rupestres encontradas por investigadores, que também revelam que estes animais foram muito importantes para a agricultura.

A “Operação Taurus” tem o objetivo de criar 300 bezerros com traços de ADN dos auroques. Os cientistas estão a selecionar as raças de gado mais parecidas às dos animais extintos – como a Pajuna, a Podolica e a Busha – de modo a recriar a espécie.

A cada nova geração, os bezerros têm vindo a ficar cada vez mais parecidos com os auroques originais – tanto no tamanho como no comportamento.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

Outro programa que tenta recriar o auroque é o “Projeto Taurus” em Portugal, que também tem cruzado espécies.

Estes programas fazem parte do projeto Rewilding Europe, que pretende reintroduzir as espécies selvagens perdidas da Europa que poderão ajudar o ambiente e o turismo local.

“O gado selvagem moldou a paisagem europeia ao longo de centenas de milhares de anos. Agora, se não existirem animais grandes e herbívoros, a floresta vai regenerar demasiado rápido”, disse Wouter Helmer, fundador da Rewilding Europe, ao jornal The Telegraph.

No entanto, os especialistas revelam que nunca será possível criar um auroque “100% original”, mas podem ficar muito perto disso.

Os cientistas também pretendem devolver à vida o mamute e a moa – uma ave não voadora com três metros de altura que se extinguiu início do século XVI.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Interessante como o homem está tão desinteressado em proteger o que ainda existe e tão interessado em recuperar espécies já extintas, não estou contra esta última ideia mas a situação atual só demonstra que algo vai mal no reino humano.

RESPONDER

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …

Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas. O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece …

Caos, fronteiras fechadas e falta de combustível, comida e medicamentos. Eis os efeitos do Brexit sem acordo

Documentos oficiais divulgados este domingo pelo jornal Sunday Times alertam que uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo vai implicar um período de escassez de combustível, alimentos e medicamentos e o …

A NASA já escolheu os lugares de pouso no “Asteróide do Apocalipse”

Depois de mais de oito meses a explorar o asteróide Bennu, também conhecido como o "Asteróide do Apocalipse", a NASA já escolheu quatro áreas na sua superfície onde a nave espacial da missão OSIRIS-REx irá …