Vaca gigante extinta está prestes a “renascer”

Os cientistas estão perto de “ressuscitar” o auroque, uma espécie de gado antigo que se extinguiu em 1627, quando o último animal da espécie morreu na floresta de Jaktorowka, na Polónia.

O antigo auroque tinha quase 1,8 metros de altura e um comprimento de cerca de 3 metros. Pesava 950 quilos e os seus chifres podiam atingir os 75 centímetros.

Este animal terá sido caçado no sul e centro da Europa desde a pré-história, como relatam váras pinturas rupestres encontradas por investigadores, que também revelam que estes animais foram muito importantes para a agricultura.

A “Operação Taurus” tem o objetivo de criar 300 bezerros com traços de ADN dos auroques. Os cientistas estão a selecionar as raças de gado mais parecidas às dos animais extintos – como a Pajuna, a Podolica e a Busha – de modo a recriar a espécie.

A cada nova geração, os bezerros têm vindo a ficar cada vez mais parecidos com os auroques originais – tanto no tamanho como no comportamento.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

Outro programa que tenta recriar o auroque é o “Projeto Taurus” em Portugal, que também tem cruzado espécies.

Estes programas fazem parte do projeto Rewilding Europe, que pretende reintroduzir as espécies selvagens perdidas da Europa que poderão ajudar o ambiente e o turismo local.

“O gado selvagem moldou a paisagem europeia ao longo de centenas de milhares de anos. Agora, se não existirem animais grandes e herbívoros, a floresta vai regenerar demasiado rápido”, disse Wouter Helmer, fundador da Rewilding Europe, ao jornal The Telegraph.

No entanto, os especialistas revelam que nunca será possível criar um auroque “100% original”, mas podem ficar muito perto disso.

Os cientistas também pretendem devolver à vida o mamute e a moa – uma ave não voadora com três metros de altura que se extinguiu início do século XVI.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Interessante como o homem está tão desinteressado em proteger o que ainda existe e tão interessado em recuperar espécies já extintas, não estou contra esta última ideia mas a situação atual só demonstra que algo vai mal no reino humano.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …