Vaca gigante extinta está prestes a “renascer”

Os cientistas estão perto de “ressuscitar” o auroque, uma espécie de gado antigo que se extinguiu em 1627, quando o último animal da espécie morreu na floresta de Jaktorowka, na Polónia.

O antigo auroque tinha quase 1,8 metros de altura e um comprimento de cerca de 3 metros. Pesava 950 quilos e os seus chifres podiam atingir os 75 centímetros.

Este animal terá sido caçado no sul e centro da Europa desde a pré-história, como relatam váras pinturas rupestres encontradas por investigadores, que também revelam que estes animais foram muito importantes para a agricultura.

A “Operação Taurus” tem o objetivo de criar 300 bezerros com traços de ADN dos auroques. Os cientistas estão a selecionar as raças de gado mais parecidas às dos animais extintos – como a Pajuna, a Podolica e a Busha – de modo a recriar a espécie.

A cada nova geração, os bezerros têm vindo a ficar cada vez mais parecidos com os auroques originais – tanto no tamanho como no comportamento.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

O tamanho provável dos auroques, com base em fósseis encontrados na Rússia.

Outro programa que tenta recriar o auroque é o “Projeto Taurus” em Portugal, que também tem cruzado espécies.

Estes programas fazem parte do projeto Rewilding Europe, que pretende reintroduzir as espécies selvagens perdidas da Europa que poderão ajudar o ambiente e o turismo local.

“O gado selvagem moldou a paisagem europeia ao longo de centenas de milhares de anos. Agora, se não existirem animais grandes e herbívoros, a floresta vai regenerar demasiado rápido”, disse Wouter Helmer, fundador da Rewilding Europe, ao jornal The Telegraph.

No entanto, os especialistas revelam que nunca será possível criar um auroque “100% original”, mas podem ficar muito perto disso.

Os cientistas também pretendem devolver à vida o mamute e a moa – uma ave não voadora com três metros de altura que se extinguiu início do século XVI.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Interessante como o homem está tão desinteressado em proteger o que ainda existe e tão interessado em recuperar espécies já extintas, não estou contra esta última ideia mas a situação atual só demonstra que algo vai mal no reino humano.

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …