Papa em Hiroshima: Utilizar energia atómica para fins militares é crime

Mazur / Catholic Church England and Wales

Papa Francisco

Papa Francisco disse este domingo ao chegar a Hiroshima que utilizar a energia atómica para fins militares é crime, no seu segundo dia de visita ao Japão.

“A utilização da energia atómica para fins militares é hoje mais que um crime, não somente contra o homem e a sua dignidade, mas também contra toda a possibilidade de futuro na nossa casa comum”, afirmou o Papa numa mensagem pronunciada no Memorial da Paz, não muito longe de onde foi largada a bomba atómica pelos norte-americanos a 06 de agosto de 1945, durante a II Guerra Mundial.

“Ninguém neste mundo pode imaginar tais cenas do inferno“, disse Yoshiko Kajimoto, um dos sobreviventes do ataque nuclear norte-americano a Hiroshima durante a II Guerra Mundial, ao Papa Francisco.

Francisco pediu também neste domingo aos líderes mundiais que renunciem às armas nucleares, numa intervenção em Nagasaki, alvo da segunda bomba atómica lançada pelos Estados Unidos sobre o Japão em 1945.

Numa cerimónia simples no Parque da Paz, falando perante cerca de 200 pessoas, Francisco lembrou “o horror indescritível sofrido pelas vítimas” do atentado que deixou mais de um terço da cidade nipónica destruída.

Três dias depois da bomba nuclear que atingiu Hiroshima, causando 140 mil mortos, os Estados Unidos lançaram, a 9 de agosto de 1945, uma segunda bomba atómica sobre Nagasaki, levando ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Convencido de que um mundo sem armas nucleares “é possível e urgente”, o Papa avisou os líderes de que a posse de armas de destruição em massa não abre caminho para a paz e não protege das “atuais ameaças à segurança nacional e internacional”.

Francisco denunciou que o mundo vive “na dicotomia perversa de querer defender e garantir a estabilidade e a paz com base numa falsa segurança sustentada pelo medo e pela desconfiança, que acaba por envenenar as relações entre os povos e impedir qualquer possível diálogo”. “Serão sempre escassas as tentativas de erguermos as nossas vozes contra a corrida ao armamento”, disse.

O apelo do Papa chega numa altura em que os nove estados nucleares ainda possuem 13.865 armas deste tipo. O novo tratado nuclear START, assinado pelos Estados Unidos e pela Rússia, expirará em 2021 e ainda não há planos para estender o acordo. Por outro lado, os Estados Unidos e a Coreia do Norte continuam as negociações bilaterais sobre desnuclearização, ainda que com constantes paralisações.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …