Utentes com apneia do sono foram incluídos nas prioridades da vacina por engano

Rungroj Yongrit / EPA

Os utentes com apneia do sono foram erradamente incluídos nos grupos prioritários para vacinação contra a covid-19 em vários pontos do país. Quando o erro foi percebido, já havia pessoas vacinadas.

De acordo com o jornal digital Observador, que avança a notícia esta sexta-feira, a apneia do sono não está incluída na lista de prioridades da vacina, mas vários utentes que sofrem da doença foram erradamente incluídos na lista de prioritários, juntamente com doentes que sofrem de doença respiratória crónica e que precisam de suporte ventilatório ou oxigenoterapia de longa duração.

O plano de vacinação falava em “doença respiratória crónica sob suporte ventilatório” e houve médicos a considerar que apneia do sono estava incluída.

O erro foi detetado ainda em fevereiro, mas, nessa altura, já tinham sido vacinadas algumas pessoas e outras tinham já sido chamadas para receber a vacina.

As autoridades de saúde emitiram uma circular, explicando a exclusão desta doença dos grupos prioritários.

Em declarações ao Observador, Rui Nogueira, médico de Medicina Geral e Familiar, explicou que, dos 1.550 doentes que lhe estão atribuídos, 136 foram selecionadas na primeira fase de vacinação e desses, 59 foram chamados porque sofrem de apneia do sono.

Os restantes 77 pertencem aos grupos definidos inicialmente: mais de 50 anos e doenças associadas, como insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica, insuficiência cardíaca, doença coronária ou doença respiratória crónica sob suporte de ventilador ou de oxigénio.

“Quando vieram esclarecer este aspeto, eu diria que já era tarde, porque alguns dos doentes já estavam listados e já tinham sido vacinados”, disse Rui Nogueira.

Tendo em conta que o plano de vacinação, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no ano passado, refere apenas que estão incluídos utentes com doenças respiratórias crónicas sob suporte ventilatório, alguns médicos podem ter pensado: “O que é a apneia? Não é uma doença respiratória crónicas sob suporte ventilatória?”.

“Não deviam ter publicitado a lista sem ser aferida, uma coisa é incluir quem não estava, outra mais difícil é tirar. A inclusão dos doentes é fácil, a retirada é que não. As pessoas não percebem. O pecado original é terem divulgado as listas sem os médicos [as verem]”, disse o médico.

A equipa de coordena o plano de vacinação, por sua vez, não assume qualquer erro e admite apenas que tenham sido vacinadas pessoas com apneia do sono por também sofrerem de “alguma das doenças priorizadas para a Fase 1”. A task force liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo diz que só por isso “é provável que também já tenham sido vacinadas pessoas com Apneia do Sono”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …