/

Uso de saltos altos enfraquece os músculos

Uma equipa de investigadores da Universidade Hanseo, na Coreia do Sul, realizou um estudo para descobrir que efeitos tem no corpo humano o uso saltos altos por muito tempo.

A pesquisa acompanhou estudantes de um curso de assistentes de bordo. Durante um determinado período, as alunas tinham de usar saltos altos durante as aulas, já que a maioria das companhias aéreas exigem que as assistentes usem sapatos com saltos.

Assim, foi examinada a capacidade de equilíbrio (utilizando uma superfície plana apoiada num cilindro) e a força dos músculos do tornozelo entre as estudantes que estudavam no nível de iniciação, intermédio e avançado do curso

As alunas caloiras tinham menos tempo de uso dos saltos altos e as mais experientes já usavam o calçado de salto alto há mais tempo.

Os investigadores revelaram que o grupo das mulheres que estavam no nível intermédio mostraram ter mais força nos músculos do tornozelo, sobretudo naqueles localizados na parte interna e externa da junta, em comparação com as iniciantes, que tinham menos tempo de uso do calçado.

Os resultados do estudo sugerem que os saltos altos, podem, ao início, estimular a adaptação do corpo e, portanto, proporcionar uma maior força muscular, já que o tornozelo faz um esforço maior para se adaptar à mudança.

Contudo, as mulheres com mais tempo de curso – e de uso de saltos altos – mostraram um enfraquecimento desses mesmos músculos em comparação com os dois outros grupos.

Além disso, os músculos da região frontal e traseira do tornozelo das mulheres com mais tempo de curso também se mostraram mais fracos, e alunas tiveram um desempenho muito inferior em relação às outras participantes, quando a capacidade de equilíbrio foi avaliado.

“Embora os saltos altos estejam na moda e sejam por vezes requeridos em certas profissões, a maior parte das mulheres não está consciente de até que ponto usar saltos altos pode afectar o seu balanço dinâmico”, disse Yong-Seok Jee, investigador da Universidade Hanseo, na Coreia do Sul, e um dos autores do estudo.

Os resultados da pesquisa apontam ainda que, após anos de uso do saltos altos, os músculos do tornozelo ficam mais instáveis.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.