Depois de enfrentar urso e cobra, jovem sobrevive a ataque de tubarão

Dylan McWilliams / Instagram

Depois de enfrentar urso e cobra, homem sobrevive a ataque de tubarão

Um provérbio em inglês diz que a “má sorte sempre vem três vezes” e foi exatamente o que aconteceu com Dylan McWilliams, um jovem de 20 anos do Colorado, EUA.

O desportista sobreviveu na semana passada ao terceiro ataque violento de animais – de um tubarão, quando fazia bodyboard na costa do Havai. “Isso é muito assustador”, disse Dylan McWilliams à BBC na ilha havaiana de Kauai. “Acho que não tenho muita sorte, mas sim sorte em situações de azar.”

McWilliams estava a aproveitar as ondas do Pacífico na manhã de quinta-feira quando sentiu algo bater na sua perna. “Olhei e vi o tubarão debaixo de mim. Comecei a pontapeá-lo – sei que o acertei pelo menos uma vez – e nadei até à praia o mais rápido que pude”, explicou.

Preocupado com o rasto de sangue que estava a deixar, o desportista disse aos meios de comunicação local após o ataque: “Eu não sabia se tinha perdido metade da perna ou se era só um arranhão”.

O tubarão, que se acredita ser da espécie tubarão-tigre e que tinha aproximadamente 2 metros de comprimento, deixou marcas de dentes distintas na sua perna, que precisou de sete pontos.

Entusiasta da vida ao ar livre, McWilliams estava a fazer uma viagem de mochila às costas pelos EUA e pelo Canadá nos últimos anos, e financiava as suas viagens trabalhando aqui e ali.

O seu avô foi a primeira pessoa a ensinar-lhe técnicas de sobrevivência, aos três ou quatro anos de idade, e daí nasceu o seu amor pela vida ao ar livre. Dylan aproveitava essas aprendizagens para ganhar algum dinheiro, ensinando técnicas de sobrevivência por onde passava.

“Tenho ensinado crianças e outras pessoas a sobreviver no deserto e viver da terra como os exploradores faziam”, disse McWilliams, que é fã da série Crocodile Hunter.

Em julho passado, numa viagem de campismo pelas florestas do Colorado, o desportista dormia ao ar livre quando, às 4 da manhã, foi acordado com a cabeça presa nas mandíbulas de um urso.

“O animal agarrou-me pela parte de trás da cabeça, e eu estava a reagir, e tentar acertar-lhe no olho olho até ele me soltar”, descreve. Os seus amigos acordaram com a confusão e conseguiram enxotar o urso, de 136 kg.

As autoridades do parque capturaram-no na manhã seguinte, e depois de testes confirmarem que o sangue do rapaz estava nas suas garras, o animal foi abatido.

McWilliams ficou com uma cicatriz depois de levar nove pontos na parte de trás da cabeça, que provocam dor quando tocados, mas a experiência não foi suficiente para desencorajar o seu amor pelo ar livre. “Sempre amei animais e passei o maior tempo que pude com eles”, disse o mochileiro.

Dylan atribui esses incidentes perigosos ao facto de estar no lugar errado à hora errada. “Eu não culpo o tubarão, não culpo o urso, nem a cascavel”, diz fazendo referência a um ataque de cascavel que sofreu há menos de três anos, durante uma trilha em Utah, nos Estados Unidos.

McWilliams conta que, na ocasião, estava a descer um terreno quando pensou ter calcado um caco. “Mas não o conseguia ver, e deparei-me com uma cascavel toda enrolada“.

Então com 17 anos, McWilliams pediu para não ser levado para o hospital porque achava ter sofrido uma mordida não venenosa. “Mas havia um pouco de veneno, e fiquei doente por alguns dias”, disse. “Temos que respeitar os limites dos animais, mas não acho que eu esteja a invadir o seu espaço ou a provocar os ataques – simplesmente aconteceram”.

O rapaz está agora ansioso para que as suas feridas cicatrizem e possa voltar às ondas.

McWilliams “espera não ter” outro encontro do mesmo tipo, mas reconhece que riscos sempre existirão. “Eu passo a maior parte do tempo fora com animais, por isso acho que tudo pode acontecer.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …