Urina seca e lixo. Profissionais relatam condições desumanas no lar de Reguengos de Monsaraz

Os idosos do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, estiveram em condições desumanas na instituição, segundo relatos de profissionais de saúde do lar. 

Dezoito pessoas morreram na sequência de um surto de covid-19 neste lar: 16 utentes, uma funcionária e um homem, na comunidade. Dezenas ficaram infetados.

O Relatório de Auditoria da Ordem dos Médicos sobre o lar, a que o Correio da Manhã teve acesso, conta com relatos de profissionais de saúde da instituição que revelam que alguns idosos estavam desnutridos e desidratados.

“Alguns só com uma fralda, em quartos com mau cheiro, lixo no chão e vestígios de urina seca no pavimento”, escreve o matutino na sua edição desta segunda-feira.

De acordo com o mesmo jornal, que cita o documento da Ordem dos Médicos, alguns idosos infetados com covid-19 partilhavam com outros utentes ainda sem resultado dos testes de rastreio. Espaços comuns e casas de banho eram também de uso comum.

Nenhum dos utentes usava máscara, segundo o diário.

O CM dá ainda conta da cronologia dos eventos do lar de Reguengos de Monsaraz : o primeiro caso foi detetado a 17 de junho, tendo a Segurança Social visitado o lar sete dias depois, a 23 de junho. Só a 26 do mesmo mês é que os utentes que testaram positivo ao novo coronavírus foram instalados noutro espaço.

O Plano Municipal de Emergência foi acionado quando já oito pessoas tinham falecido na sequência do surto. Este plano permitiu que, a 3 de julho, os 60 infetados fossem levados para o pavilhão multiusos da região.

A ministra do Trabalho e da Segurança Social tem estado debaixo de fogo depois de ter desvalorizado, em entrevista ao Expresso, os surtos de covid-19 em lares de idosos, revelando ainda que não leu este relatório da Ordem dos Médicos sobre Reguengos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O que vale é que o cacique, perdão, o presidente da câmara era o big boss daquilo tudo. É tudo a mamar à conta do erário público.

  2. Foi preciso o COVID-199 para agora todos denunciarem uma coisa que já se passa há anos e não é caso único deste lar há mais, mas só vão denunciar se o COVID infectar algum idoso, ninguém sabia de nada nem os funcionários, familiares nem os responsáveis pelas vistorias e a Ordem dos Médicos como tem andado muito ocupada a ver as condições Hospitalares e Centros de Saúde seja aos lares ou a outros serviços, todos têm culpa não é só a ministra como querem fazer crer andam é todos a sacudir a água do capote.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …