Urgência do Garcia de Orta em risco de ficar sem pediatras em abril

Um pediatra deixou o Hospital Garcia de Orta em fevereiro. Outra médica da especialidade está de licença de maternidade. Uma terceira está grávida e há ainda outro pediatra que deve deixar a unidade hospitalar até ao fim de abril.

Segundo a Ordem dos Médicos, estas ausências colocam em causa o serviço de urgência pediátrica que pode mesmo chegar a encerrar durante alguns períodos em abril.

“Não é possível ter uma urgência pediátrica aberta sem pediatras. Não é sério e, sobretudo, não é seguro para os mais de 130 doentes que ali acorrem todos os dias”, diz Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, em comunicado.

A urgência funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, quase sempre com um único pediatra, muitas vezes o chefe de equipa, o que, no entender da Ordem, “compromete a qualidade e a segurança do serviço prestado”, quando “deveria haver pelo menos dois médicos pediatras” (sem contar com o responsável pelo turno).

Para além do trabalho da urgência, o pediatra de serviço tem ainda de dar assistência à unidade de internamento de curta duração e à urgência interna dos doentes da enfermaria de pediatria.

A unidade hospitalar assume a ausência de profissionais, dizendo que está a tomar medidas para colmatar a falta de pediatras, tais como apresentar propostas de contratação de dois novos profissionais no imediato (que só poderá acontecer em maio), esclareceu ao Diário de Notícias.

Até lá, vai contar com o apoio de um médico pediatra através do Protocolo com o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, de um médico interno de pediatria que iniciará funções dentro de poucos dias e de outro especialista de Medicina Geral e Familiar com experiência pediatria.

“Espera-se que estas medidas, com o ajustamento da escala de abril em alguns dias, permita colmatar a falta de médicos em quatro ou cinco dias particularmente críticos”, refere o Hospital.

A Ordem relembra que alertou para a situação há dois meses tal como o Sindicato Independente dos Médicos, mas que o Ministério da Saúde não terá prestado a devida atenção ao caso. “Lamentamos a inação do conselho de administração e o desrespeito que isto demonstra pelos profissionais, pelos pais e pelas crianças”, refere o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.

Na altura, a ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu que o hospital perdeu no último ano “nove pediatras”, mas colocou como “fora de questão” a hipótese das urgências encerrarem à noite, indicando que estaria a decorrer um concurso que deveria preencher três vagas no hospital.

No entanto, nenhum médico ocupou as vagas “apesar de se terem identificado alguns candidatos interessados e que posteriormente não aceitaram”, revela a unidade hospitalar.

Este mês, a ministra aprovou um despacho sobre a substituição de profissionais de saúde ausentes por doença ou licença de parentalidade, no entanto, os médicos não estão contemplados nesta diretiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …